Aprenda técnicas de estudo para o concurso Sefaz-GO e pratique

As provas do concurso Sefaz-GO ocorrerão em setembro. Para ajudar, a professora Viviane Rocha, da Central de Concursos dá dicas de estudo.

Autor:
Publicado em:13/07/2018 às 12:35
Atualizado em:13/07/2018 às 12:35

Após muita expectativa por parte dos candidatos, o aguardado edital do concurso Sefaz-GO foi divulgado com vagas para auditor. Embora ainda falte pouco mais de dois meses para a primeira etapa da seleção, os candidatos devem começar a se prerparar intensamente e conhecer a fundo o edital.

Para ajudar com dicas e técnicas de estudo para o concurso da Secretaria de Fazenda de Goiás, a reportagem de FOLHA DIRIGIDA conversou com a professora Viviane Rocha, que leciona no curso preparatório Central de Concursos.

Aprenda técnicas de estudo para o concurso Sefaz-GO (Divulgação)
Concurso Sefaz-GO realizará provas em setembro para auditor
(Foto: Divulgação)

Prova objetiva será dividida em dois grupos

A primeira etapa do concurso da Sefaz-GO será uma prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório. O exame acontecerá no dia 30 de setembro, na Cidade de Goiânia-GO, com cinco horas de duração. A prova está dividida em dois grupos, sendo o primeiro com peso 1 e o segundo com peso 2.

  • Prova Objetiva Grupo 1, composta por 60 questões peso 1: 08 questões de Português, 06 questões de Raciocínio Lógico-Quantitativo e Matemática Financeira, 05 questões de Direito Constitucional, 07 questões de Direito Administrativo, 05 questões de Direito Civil e Direito Empresarial, 10 questões de Finanças Públicas e Orçamento Público, 05 questões sobre Estado de Goiás (realidade ética, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica) e 14 questões de Tecnologia da Informação.

  • Prova Objetiva Grupo 2, composta por 60 questões peso 2: 20 questões de Contabilidade Geral, Avançada e Auditoria, 26 questões de Legislação Tributária e 14 questões de Direito Tributário.

Viviane Rocha dá dicas de estudo (Foto: Arquivo pessoal)
Viviane Rocha dá dicas de estudo
para o concurso Sefaz-GO
(Foto: Arquivo pessoal)

FCC trabalha com textos extensos, diz professora

De acordo com Viviane Rocha, a FCC, organidadora da seleção, costuma trabalhar com textos extensos e com termos de norma culta. Ela explica que as questões são de múltipla escolha e quase sempre trazem proposições longas. "Normalmente as provas apresentam grau de dificuldade médio para alto, para esse nível de certame."

Viviane orienta que os candidatos conheçam os critérios de aprovação do referido concurso para garantir uma melhor organização e elaborar um planejamento mais eficaz. As provas serão avaliadas mediante o somatório do total de acertos de cada grupo, sendo multiplicado pelo seu peso. Dessa forma, será habilitado o candidato que obtiver:

  • no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total de pontos em cada uma das provas do Grupo 1 e Grupo 2;
  • no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total geral de pontos ponderados das provas do Grupo 1 e Grupo 2.

Especialista recomenda começar pelos conteúdos básicos

A professora aconselha aos candidatos que não deixem para última hora e iniciem desde já os estudos para o concurso da Sefaz de Goiás, afinal, essa será uma grande chance de ingressar no serviço público e garantir uma excelente remuneração.

Por isso, considera que o estudo para concurso exige do candidato uma dedicação e rotina de estudos, de uma forma totalmente diferente do que já estão acostumados. O importante é que o participante tenha organização e estabeleça períodos para estudo.

"Todos temos rotinas pessoais e profissionais então é preciso que você crie formas de aproveitar todos os momentos disponíveis, se puder tire férias do trabalho e se não puder reveja suas prioridades e aumente as horas de estudo, por exemplo, acordando uma hora mais cedo, dormindo uma hora mais tarde, almoçando em 20 minutos e aproveitar para estudar nesses períodos."

Viviane recomenda começar pelos conhecimentos básicos do contéudo programático da seleção. Além disso, explica que é de suma importância escolher locais e horários mais tranquilos para o estudos ser eficaz, tendo, se necessário, a ajuda de especialistas e cursos.

'Resolva provas anteriores', orienta docente

A professora deixa como dica a resolução de questões anteriores, de preferência com foco na banca FCC, que será a responsável pelo concurso. A professora explica que é importante conhecer o estilo da banca, como ela organiza e cobra as suas questões.

"Estude ou aprofunde a teoria por meio de livros e apostilas especializadas, resolva muitos exercícios, faça resumos desses conteúdos estudos, estes materiais serão imprescindíveis durante seu processo de revisão da matéria. Faça muitos exercícios e simulados durante sua preparação, sempre de acordo com a realidade da sua prova. Essa noção sobre a realidade de seu concurso será fundamental, pois, muitos candidatos estudam, sabem a teoria, mas não estão prontos para o dia de prova."

Concurso Sefaz-GO tem remuneração de R$20 mil

O edital da Secretaria de Fazenda de Goiás foi divulgado em 28 de junho com 28 vagas para o cargo de auditor fiscal da receita. Dessa oferta, 27 são para ampla concorrência e uma para deficiente. A carreira conta com remuneração atrativa de R$20.940,62.

O requisito é ter nível superior em qualquer área e os servidores aprovados cumprirão jornadas de 40 horas semanais. As inscrições serão aceitas de 26 de julho e ficarão disponíveis até 24 de agosto, pelo site da Fundação Carlos Chagas - FCC, a organizadora da seleção.

Secretário garante boa utilização do cadastro

A reportagem de FOLHA DIRIGIDA conversou com o secretário de fazenda de Goiás, Manoel Xavier, que confirmou a boa utilização do cadastro de reserva durante a validade da seleção. Segundo ele, a previsão é nomear os aprovados em janeiro.

"Hoje mais de 150 (centro e cinquenta) auditores fiscais tem direito a se aposentar, mas com a mudança de idade para a aposentadoria compulsória, é difícil prever a quantidade de servidores que ingressarão com pedido de aposentadoria."

O prazo de validade do concurso da Sefaz-GO será igual a dois anos, que deverão ser contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade.

 

Baixe e-book 5 passos para vaga dos sonhos

Baixe provas anteriores da Abin

Sumário