- Início
- Notícias de Concursos
- Aprovados no concurso PMERJ fazem manifestação no Palácio Guanabara
Aprovados no concurso PMERJ fazem manifestação no Palácio Guanabara
Os candidatos do PMERJ reivindicam que até hoje não foram convocados para tomar posse do cargo.
Os candidatos aprovados no concurso PMERJ, promovido pela Polícia Militar e pela Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), realizaram uma manifestação em frente ao Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira, 18. [tag_teads]
Eles reivindicam que até hoje não foram convocados para tomar posse do cargo para dar início ao trabalho. A seleção foi realizada em 2014. O protesto foi pacífico e não chegou a atrapalhar o trânsito na região.
Uma comissão de futuros servidores foi formada para tentar uma reunião com representantes do governo. De acordo com um dos concorrentes, a comissão pretende pedir a anulação de uma parte das questões da avaliação de História. Ele alega que três das cinco questões do exame estavam em desacordo com o edital.

(Foto: Divulgação / PMERJ)
Seleção convocou mais 400 aprovados no início de agosto
No início do mês de agosto, o governador Wilson Witzel assinou um ato de convocação imediata de mais 400 concorrentes aprovados no concurso PMERJ, realizado em 2014. O documento foi assinado durante uma cerimônia realizada no Palácio Guanabara, no 6 de agosto.
Já no dia 13 de agosto, a Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro publicou no Diário Oficial do Estado a convocação para o curso de formação profissional e o o cronograma para a incorporação desses profissionais chamados.
O curso de formação no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) tem o objetivo de preparar os novos soldados para reforçar o policiamento no Estado.
Mesmo com essa convocação, a seleção ainda apresenta 400 aprovados remanescentes. Mas de acordo com o governo do Estado, a intenção é que todos sejam chamados para o curso de formação até o final do ano.
Já o secretário de Polícia Militar do Rio de Janeiro, coronel Rogério Figueredo, prevê que em até quatro meses possa chamar os demais 400 aprovados. Para isso, a corporação deve ter esse número de cargos vagos contabilizado.
Isso considerando as restrições impostas pelo Regime de Recuperação Fiscal (RRF) ao qual o Estado está submetido. De acordo com as regras do RRF, os órgãos estaduais só podem realizar novas contratações para cargos que tenham vagado a partir de setembro de 2017, data da assinatura do Regime.
Resumo concurso PMERJ 2014
- Órgão: Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ)
- Banca: Exatus
- Cargos: soldado
- Requisitos: ensino médio completo; idade de 18 a 35 anos; altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior
- Vagas: 6 mil
- Salários: R$3.452,55 após o curso de formação
- Link para o edital de abertura
Notícias mais lidas




