- Início
- Notícias de Concursos
- Apta-SP forma comissão do concurso para pesquisador científico
Apta-SP forma comissão do concurso para pesquisador científico
A comissão organizadora do concurso Apta-SP foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta sexta-feira, 21.
A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta-SP) formou a comissão organizadora do concurso com 33 vagas para pesquisador científico. Os nomes dos servidores que compõem o grupo foram publicados no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta sexta-feira, 21.
A comissão é responsável por acompanhar o planejamento, organização e execução de todas as etapas do concurso. Os membros do grupo ainda devem elaborar o projeto básico da seleção.

O projeto básico funciona como um espelho do edital e contém as principais informações, como estrutura de provas e cronograma previsto. Depois de aprovado pela Administração do órgão, esse documento é enviado a possíveis bancas organizadoras.
A partir dos dados apresentados, as instituições fazem suas propostas de preço para aplicar e organizar o concurso. Em geral, a banca que apresenta o menor preço e se encaixa nos requisitos estabelecidos é a escolhida.
Os salários da carreira de pesquisador científico nível I são de R$4.173,85, referente à jornada de trabalho de 40 horas. Para se candidatar é preciso ter nível superior completo em uma das áreas:
Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia de Pesca, Biomedicina, Biologia, Química, Farmácia, Estatística ou Economia.
Concurso Apta-SP para pesquisador foi autorizado em julho
Em julho, o governador de São Paulo, Márcio França, autorizou a abertura do concurso Apta-SP com 33 vagas para pesquisador científico. Em 2017, a Agência chegou a ter edital de concurso publicado com o mesmo número de vagas para o cargo.
No entanto, em março de 2018, a seleção foi revogada por meio de publicação no Diário Oficial de São Paulo. Após a decisão, o órgão abriu processo para a restituição das taxas de inscrição, que foram fixadas no valor de R$82,73.

(Foto: Divulgação)
O setor de Recursos Humanos da Apta-SP esclareceu à FOLHA DIRIGIDA que o motivo da revogação do concurso foi a impugnação do edital por candidatos.
Eles afirmam que, na época, para que as inscrições fossem realizadas era preciso entregar pessoalmente os documentos, enquanto na maioria das seleções o procedimento completo de candidatura é feito pelos sites das bancas organizadoras.
Último concurso Apta-SP foi composto por três etapas
O edital do concurso revogado de 2017 eram composto por três etapas: prova escrita dissertativa; prova oral e avaliação de títulos.
A objetiva era dividida em duas partes: uma sobre Conhecimentos Básicos, no campo da Agricultura, Zootecnia e Alimentos (parte A) e uma sobre Conhecimentos Específicos, de acordo com a área de especialização escolhida pelo candidato (parte B).
Se o novo concurso Apta-SP tiver os mesmos critérios de aprovação do concurso revogado, serão considerados habilitados aqueles que obtiverem nota igual ou superior a 50 pontos, na prova escrita, e 70 pontos na média final das provas (escrita e oral).
A nota final será igual a média dos pontos obtidos nas provas escrita e na oral, somada à nota obtida na análise dos títulos.
Além disso, caso a estrutura do edital de 2017 seja mantida, os concorrentes precisarão escolher uma dentre as 31 áreas de especialização, como Estatísticas Econômicas e Sociais; Economia e Política Agrícola; Melhoramento Vegetal nas áreas de Cana (citros, frutas, café, grãos e fibras e seringueira), entre outras.
No vídeo abaixo, confira três técnicas de estudo para concursos públicos: [VIDEO id="8443"]
Notícias mais lidas




