- Início
- Notícias de Concursos
- Casos de Sucesso: o sonho de criança que o concurso tornou realidade
Casos de Sucesso: o sonho de criança que o concurso tornou realidade
Atualmente, Mônica é fonoaudióloga no cargo de professora de atendimento individual.
“O que você vai ser quando crescer?” Quem nunca ouviu essa pergunta de um parente ou amigo quando era criança? Para Mônica Azevedo de Carvalho Campello, a reposta sempre esteve na ponta da língua: seu sonho era ser professora do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).
“Eu frequento o instituto desde a barriga da minha mãe, porque ela é professora aposentada da instituição. Fui crescendo no meio dos meus amigos surdos e, com isso, um amor muito grande pela instituição foi crescendo junto”, declara.
. Salário x vocação: o que deve motivar o estudo para concursos?
A carioca lembra que, desde a época do vestibular, já tinha certeza do que queria fazer. Por causa disso, decidiu entrar para a faculdade de Fonoaudiologia, em 1980, com o objetivo de trabalhar no Ines. No entanto, ao contrário de muitas pessoas que querem ingressar no serviço público, seu foco não era a conquista de um emprego com estabilidade.
“Como eu era muito nova, não tinha muita noção do que o serviço público poderia me proporcionar em termos de estabilidade e benefícios. Nunca foquei muito nisso, foquei no meu desejo de trabalhar e fazer pelo outro”, diz.
Ela completou o último ano da faculdade junto com o curso de especialização para professor, que estava aberto no Ines. Em 1984, um ano após sua graduação, surgiu a oportunidade que estava esperando.

(Foto: Arquivo Pessoal)
“Como conspiração do universo, abriu concurso para a instituição. Eu tinha certeza que eu queria passar, que era ali que eu queria estar”, afirma. Na ocasião, Mônica Campello adaptou sua rotina para estudar para o concurso.
Ela conta que não precisou abdicar de muitas coisas, porque tinha acabado de se formar. “Eu estava com as matérias e temas de estudo muito recentes em minha vida. Então, estudei muito. É decisivo ter foco, organização e disciplina para organizar seu dia a dia e alcançar seus objetivos”, aconselha.
Apoio familiar fez parte da trajetória de Mônica
A professora teve apoio total de sua família, que foi essencial durante as provas do concurso. “Eu tinha 22 anos e fiquei muito tensa, porque era algo que eu queria muito. Me lembro que saí da prova oral muito nervosa, porque achei que eu não tinha passado. Saí chorando e minha mãe estava me esperando no corredor, porque era professora lá”, conta.
. Como tornar a família aliada no estudo para concursos
O concurso para o instituto foi o único que fez na vida, mas foi certeiro: conseguiu a vaga tão desejada. “Quando eu vi que passei em uma boa colocação e fui logo chamada, a felicidade invadiu meu coração. Consegui conquistar esse sonho e, depois disso, vieram muitos outros dentro da instituição”, diz. Atualmente, é fonoaudióloga no cargo de professora de atendimento individual e trabalha com atendimento à criança surda.
“Tive experiências profissionais maravilhosas. O Ines presta assessoria técnica em todo Brasil, então tive oportunidade de conhecer e atuar em muitos estados brasileiros, principalmente no Norte e Nordeste, por meio de seminários que o Ines realiza. Fiz também um trabalho em Lisboa, Portugal. Sou muito grata por tudo que o funcionalismo público me proporcionou e ainda proporciona”, assegura.
Antes de começar a estudar para o seu concurso,
não deixe de ler este e-book!
Para todos que desejam trabalhar no serviço público, Mônica Campello aconselha ter foco, disciplina e não desistir jamais. Além disso, é essencial saber o que quer. “Não podemos deixar a estabilidade e a segurança que o serviço público traz ser o objetivo principal, precisa caminhar junto com nossa realização profissional. Não podemos esquecer que servimos ao público, então precisamos fazer isso da melhor maneira possível.”
⇒ Conheça outras histórias de sucesso de concurseiros que conseguiram a vaga!
Para te ajudar a alcançar sua vaga dos sonhos, FOLHA DIRIGIDA disponibiliza uma série de materiais de preparação!
Notícias mais lidas




