- Início
- Notícias de Concursos
- Após acordo, categoria reforça apoio ao concurso Caixa 2014
Após acordo, categoria reforça apoio ao concurso Caixa 2014
Assinado em maio deste ano, um acordo entre o MPT e a Caixa, com a anuência das categorias, finaliza o prazo de validade do concurso Caixa de 2014.
Na última semana, Folha Dirigida noticiou o fim da validade do concurso Caixa 2014, após um acordo judicial entre o Ministério Público do Trabalho e a Caixa Econômica Federal. O processo teria chegado ao fim em maio deste ano.
No documento, ao qual Folha Dirigida teve acesso, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae) apoiam a tomada da decisão.
O apoio das categorias gerou revolta por parte da comissão dos aprovados no concurso.
"Os aprovados estão revoltados. Consideram traição dos sindicatos, que se aliaram à Caixa e aceitaram um número irrisório de contratações. São nove anos sem concurso, redução de quadro, agências lotadas, preterição dos candidatos da ampla concorrência por um concurso exclusivo para PcD's, e os órgãos sindicais se aliando à empresa para encerrar o concurso", disse uma das integrantes da comissão de aprovados.
Em sua defesa, a Fenae explicou que uma das principais razões para que o acordo fosse aceito foi a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), que questionou as admissões (pós 2016) dos empregados por meio de ações judiciais trabalhistas, o que acarretaria demissões desses contratados.
O TCU entendeu que por se tratar de decisão judicial ainda passível de reversão, a contratação deveria observar todas as obrigações e direitos previstos na legislação vigente e no edital do concurso.
No entanto, somente se tornaria definitiva depois de, além da aprovação no contrato de experiência previsto na cláusula 14.3 do edital, ocorresse o trânsito em julgado da ACP no sentido de manter a decisão liminar.
“Com o anúncio da contratação de 800 novos empregados pela Caixa, que deverão atuar no banco de início imediato, a Fenae reconhece a conquista do movimento, mas garante que ainda é insuficiente para a recomposição do quadro de pessoal. Seguiremos sempre atentos, lutando por novas contratações e condições dignas de trabalho, pois essas são sempre uma pauta permanente na Fenae”, garantiu o presidente da Fenae.
Desde a realização da seleção, em 2014, 17.923 convocações foram realizadas, com a admissão de 11.672 aprovados no último concurso.
Além disso, a Caixa se comprometeu em convocar mais 800 aprovados – anúncio feito na última quarta-feira, 24.
Diante disso, o prazo do concurso será encerrado. O acordo permite ainda que novas seleções sejam realizadas para a carreira de técnico bancário, desde que não venham a ser para cadastro de reserva e somente para a real demanda do banco.
Aprovados no concurso Caixa 2014 aguardavam convocações
Por ter sido representante dos empregados, muitos aprovados no concurso Caixa 2014 esperavam a atenção da presidenta da Caixa, Maria Rita Serrano, para o processo de chamada desses candidatos.
O concurso, realizado em 2014, contou com vagas para os seguintes cargos:
- técnico bancário (nível médio);
- médico do trabalho; e
- engenheiro (superior).
Mesmo com todas as oportunidades para a formação de cadastro reserva, o concurso foi um dos maiores do país, tendo mais de 30 mil aprovados.
Ao todo, a seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe.
Conforme a presidente, mais 800 aprovados serão contratados, para reforçar as condições de trabalho e o atendimento nas agências do banco em todas as regiões do país.
Os aprovados serão convocados a partir de junho para apresentarem a documentação e realizarem os exames médicos obrigatórios.
Todo o processo de contratação deverá ocorrer até o final do segundo semestre deste ano. A presidenta da Caixa celebrou as contratações.
"Desde quando eu era conselheira de administração do banco, eu vinha batalhando para contratar mais empregados. Dessa forma, vamos melhorar as condições de trabalho, o atendimento à população e, assim, vamos construindo uma nova Caixa para um novo Brasil", disse.
Segundo a instituição, o número de contratações segue o limite estabelecido pela Secretaria de Coordenações das Estatais (Sest), ligada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, que é de 87.544 pessoas.
A última contratação realizada pela Caixa ocorreu há mais de um ano. Já a nova convocação dos empregados será para início imediato.
A remuneração inicial é de R$ 3.597, além de benefícios como a participação nos lucros, plano de saúde, plano de previdência complementar, auxílio refeição e alimentação, vale transporte e auxílio creche.
Notícias mais lidas




