Com 53% de comparecimento, Mais Médicos encerra prazos nesta sexta, 14

O programa Mais Médicos termina nesta sexta os prazos para comparecimento dos inscritos do 1º edital e de inscrições para o 2º.

Autor:
Publicado em:14/12/2018 às 09:27
Atualizado em:14/12/2018 às 09:27

O programa Mais Médicos, que visa selecionar profissionais para diversos municípios, termina nesta sexta dois prazos. O primeiro deles é o de comparecimento para os que efetuaram inscrição no primeiro dos editais divulgados. 

Neste caso, as vagas foram exclusivas para profissionais com registro CRM. Segundo o Ministério da Saúde, o balanço do edital de convocação do Mais Médicos para aqueles que possuem registro no Brasil aponta que mais da metade (53%) dos profissionais já se apresentaram nos municípios escolhidos.

Os dados foram colhidos até as 11h da segunda-feira, 10. Até esse período, 4.508 médicos compareceram ou iniciaram as atividades nas localidades. Os profissionais têm até esta sexta-feira para apresentação nas cidades selecionadas e o começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local.

Mais Médicos governo federal (Foto: Ministério da Saúde)
Mais Médicos seleciona para mais de 8 mil vagas (Foto: Ministério da Saúde)


Na última segunda, 10, o governo publicou mais um edital para o Mais Médico. Este segundo documento trouxe oportunidades para  médicos estrangeiros. Podem concorrer às vagas:

  • Médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País; 
  • Médicos brasileiros formados em instituições de educação superior estrangeiras com habilitação para exercício da Medicina no exterior;
  • Médicos estrangeiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior

O prazo para a inscrição foi aberto na terça, 11, e termina nesta sexta, pelo site do Mais Médicos.  Até o momento, estão abertas para as próximas etapas 106 vagas em 29 localidades.

Os candidatos devem apresentar 17 documentos exigidos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação. A partir do dia 20, brasileiros sem registro no país poderão escolher vagas disponíveis.

 Aos profissionais é oferecido bolsa-formação com valor mensal de R$11.865,60, sendo R$621,04 destinados à aposentadoria.

Nova estimativa de vagas será feita na segunda, 17

O Ministério da Saúde informou que na próxima segunda-feira, 17, será feito um balanço das vagas disponíveis, o que soma as desistências e as aquelas que não tiveram procura. 

Depois, os profissionais com registro no país (CRM) terão nova chance para se inscrever no programa e escolher os municípios disponíveis nos dias 18 e 19 de dezembro. 

Conforme o levantamento, o Mais Médicos recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas do edital. 

Confira os cronograma com as próximas etapas:

Dia 17– Balanço das vagas disponíveis (soma desistências e não selecionadas)

Dia 18 e 19 – Os profissionais com registro no país escolhem os municípios disponíveis.

Dias 20 a 22 – Os médicos brasileiros formados no exterior e sem registro no país que tenham a inscrição previamente validada poderão escolher os municípios remanescentes

Dias 26 a 28 – Os estrangeiros formados no exterior e sem registro no país poderão escolher as vagas remanescentes.

Veja os concursos federais previstos para 2019!  [VIDEO id="8447"]

Sumário