Com 6 mil candidatos, concurso Brigada Militar-RS tem novo cronograma

Depois de ser retomado pela segunda vez, o concurso para Brigada Militar-RS teve novo cronograma divulgado.

Autor:
Publicado em:22/01/2019 às 09:41
Atualizado em:22/01/2019 às 09:41

Após ser retomado pela segunda vez, o concurso para Brigada Militar do Rio Grande do Sul teve o número de inscritos divulgado nesta terça-feira, 22. De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado são 6.136 concorrentes para 250 vagas.

Desse quantitativo, 5.288 são para a Polícia Ostensiva, em carreira de nível superior. Os demais 848 inscritos são para as chances de ingresso no Corpo de Bombeiros. O cronograma de retomada das atividades do concurso também foi publicado.

As provas objetivas e discursivas estão marcadas para 24 de março para a Polícia Ostensiva e os Bombeiros. Já a listagem com todos os aprovados na primeira etapa da seleção deve sair apenas em 7 de junho. Na tabela abaixo, confira o novo cronograma do concurso Brigada Militar-RS:

Convocação para a 1ª Fase – Exame Intelectual (provas objetivas e discursivas)

15/03

Provas objetivas e discursivas 24/03
Gabaritos preliminares das provas objetivas 26/03
Recursos contra questões dos gabaritos preliminares 27 a 29/03
Gabaritos oficiais das provas objetivas e respostas aos recursos 16/04
Notas preliminares das provas objetivas

18/04

Recursos contra notas preliminares das provas objetivas 22 a 24/04
Notas finais das provas objetivas 30/04
Notas preliminares da prova discursiva e prova de títulos 15/05
Recursos contra as notas preliminares das provas discursivas e de títulos

16, 17 e 20/05

Notas oficiais das provas discursivas, de títulos

31/05

Lista de candidatos aprovados na primeira etapa do concurso 07/06

 

O concurso para Brigada Militar-RS foi suspenso, pela primeira vez, em março de 2018, quando o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro do Sul (TCE-RS) exigiu retificação nos editais. Cerca de seis meses depois uma decisão deu prosseguimento à seleção.

Em dezembro de 2018, o concurso foi novamente suspenso, após o Ministério Público (MP-RS) emitir liminar alegando que não havia reserva de vagas para pessoas com deficiência. O motivo apresentado foi a natureza do cargo e das atividades executadas.

A Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, no entanto, decidiu retomar o concurso e deferiu o efeito suspensivo à liminar que paralisou a seleção.

Provas do concurso terão 90 questões objetivas e discursivas

As provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório, serão realizadas na cidade de Porto Alegre, no dia 24 de março. Na parte objetiva, os candidatos deverão responder a 80 questões.

Brigada Militar-RS realiza concurso para oficiais da Polícia Ostensiva
e Corpo de Bombeiros (Foto: Prefeitura de Uruguaiana)

 

As perguntas estarão distribuídas pelas disciplinas de Português, Direito (Administrativo, Civil, Constitucional e da Criança e do Adolescente) Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Humanos, Direito (Penal, Processual Penal, Penal Militar e Processual Penal Militar).

Já na prova discursiva, os concorrentes será submetidos a dez questões, sendo duas de Direito Constitucional, duas de Direito Administrativo, duas de Direito Penal e/ou Processual Penal, duas de Direito Penal Militar e/ou Processual Penal Militar e duas de Legislação Aplicada a Função. Essa etapa terá duração de três horas e valerá até 100 pontos.

enlightenedTenha acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos

Os classificados nas provas objetivas e discursiva, ainda realizarão as seguintes etapas de seleção: exame de títulos; exame de saúde; Teste de Capacitação Física (TAF); avaliação psicológica (testagem coletiva e entrevistas de grupo e individual); e prova oral.

Concurso Brigada Militar-RS oferece vagas para nível superior

O concurso para Brigada Militar-RS tem oferta de  250 vagas para oficiais. Deste total, 200 oportunidades são para capitão/oficial da Polícia Ostensiva e 50 para o Corpo de Bombeiros. 

O principal requisito para se inscrever aos dois cargos foi o nível superior completo em Ciências Jurídicas e Sociais. Ambas as carreiras têm salário inicial de R$11.620,55, para carga de 40 horas por semana. 

No vídeo abaixo, descubra se você sabe fazer o básico no estudo para concursos: [VIDEO id="8558"]

Sumário