- Início
- Notícias de Concursos
- Com concurso previsto, Ebserh limita vagas no Hospital de Uberlândia
Com concurso previsto, Ebserh limita vagas no Hospital de Uberlândia
Ebserh limita número de vagas para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que tem concurso previsto.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) tem um novo limite de vagas para o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU). A portaria com a definição foi publicada nesta segunda-feira, 22, pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais.
De acordo com o documento, o Hospital das Clínicas de Uberlândia contará com um quadro de 3.709 empregados. Deste total, 1.476 vagas estão ocupadas por servidores estatutários que exercem atualmente suas atividades na unidade hospitalar.
No entanto, segundo a portaria, das 1.476 vagas ocupadas, 1.321 poderão ser substituídas por empregados concursados pela Ebserh, à medida que os servidores estatutários se aposentarem ou quando, por qualquer outra razão, se extinguir o seu vínculo com o órgão de origem.
Ainda segundo a portaria, do limite estabelecido (3.709), serão preenchidas por empregados da Ebserh, exclusivamente, as vagas correspondentes aos cargos compatíveis com o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da empresa, em um total de 3.554 vagas.
Contabiliza-se ainda empregados e servidores efetivos, comissionados, cedidos e temporários, além dos que estão afastados por doença, por acidente de trabalho ou qualquer outra razão.

(Foto: Divulgação/MEC)
Concurso Hospital de Uberlândia está previsto
O Hospital das Clínicas de Uberlândia tem concurso previsto, após decisão judicial dada em dezembro de 2018. De acordo com a determinação, a União e a Universidade Federal de Uberlândia devem realizar nova seleção para a contratação de enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem.
Pela decisão, a União deve liberar as vagas e a UFU organizar o concurso, com, no mínimo, 292 vagas para enfermeiros e 200 para técnicos e auxiliares de enfermagem. A decisão atende ao pedido feito pelo Ministério Público Federal, em ação de 2016, na qual solicitou a recomposição do quadro de profissionais de enfermagem, tando de nível superior quanto de nível médio.
O MPF considerou em seu pedido o déficit apurado pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Segundo o Ministério Público, essa situação vem afetando negativamente os centros cirúrgicos, o serviço de hemodinâmica e de ressonância magnética, a unidade coronariana e a unidade de acidente vascular cerebral.
"A falta de profissionais foi reconhecida pelo próprio diretor de enfermagem do hospital na época do levantamento", diz nota do MPF.
Na sentença, o procurador da República, Cléber Eustáquio Neves, reconheceu que a ação do MPF não buscava criar política diferenciada, mas apenas obrigar a Administração Pública a cumprir com seus deveres legais.
"Na espécie, o MPF não pretende compelir as requeridas à realização de algo excepcional ou extraordinário, mas a execução de uma política básica de saúde, qual seja, a contratação, mediante concurso público, de um número de profissionais de saúde suficiente para garantir o funcionamento de um hospital universitário", diz na sentença.
Prepare-se para concursos em 2019!
Ebserh vai avaliar novo concurso
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares vai avaliar a necessidade de um novo concurso público para todo o país, após a conclusão dos trâmites de posse dos aprovados nas últimas seleções. Só este ano, mais de 4.700 profissionais já foram chamados para atuar em 39 hospitais da Ebserh.
Em contato com a reportagem da FOLHA DIRIGIDA, no último dia 11, a empresa explicou que, caso venha a publicar novo edital, ele contemplará cargos que não possuem cadastro de reserva que possa ser utilizado.
O novo concurso, vale ressaltar, vai depender da avaliação que a Ebserh fizer do quadro de pessoal após empossar todos os aprovados. A empresa também precisa observar o limite do quadro de pessoal estabelecido pelo Ministério da Economia.
Ao passo em que acontecem aposentadorias e saída de profissionais, contudo, a estatal afirma que realiza estudos constantes para providenciar as reposições - seja convocando cadastro de reserva ou avaliando incluir essas vagas dentro de um próximo concurso nacional.
"A nova gestão da estatal, que assumiu em fevereiro deste ano, tem atualizado os diagnósticos de dimensionamento de pessoal de todas as unidades para avaliar as principais necessidades e promover a realização de concursos visando preencher as vagas restantes. Além disso, vai aperfeiçoar o monitoramento da força de trabalho para acelerar os prazos entre a saída e a reposição dos profissionais", disse a empresa.
O novo presidente da estatal, Oswaldo de Jesus Ferreira, já falou a respeito da necessidade de fortalecer o quadro de pessoal na instituição:
"Não adianta equipamento sem ter pessoal", diz presidente da Ebserh
Veja detalhes sobre as seleções da Ebserh: [VIDEO id="7752"]
Notícias mais lidas




