Com edital previsto, PMERJ convoca mais aprovados do concurso de 2014

Em fase de planejamento de um novo edital, PMERJ divulga convocação de mais aprovados no concurso para soldados, realizado em 2014.

Autor:
Publicado em:24/04/2019 às 12:00
Atualizado em:24/04/2019 às 12:00

A Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro convocou mais 11 aprovados no concurso para soldados da PMERJ, de 2014. A lista com todos os nomes, que cumprem decisão judicial, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 24. A promessa do governo é que sejam chamados mais 800 candidatos até o final de abril.  

A corporação também divulgou a complementação da relação dos classificados no exame social e documental. Os convocados darão início as aulas no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). Até dezembro, o governo pretende que mais 1.700 ingressem no curso de formação de soldados.

A carreira tem como pré-requisitos nível médio completo, idade de 18 a 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Durante o curso de formação, os ganhos do soldado são de R$2.213,62. Após a formatura, o valor passa ao vencimento inicial de R$3.452,55.

A chamada dos aprovados é favorável a um novo concurso PMERJ. A Polícia Militar do Rio já confirmou que para um novo edital ser publicado, todos os aprovados na seleção de 2014 deverão ser convocados para o curso.

PMERJ convoca mais aprovados no concurso de 2014
(Foto: Divulgação/PMERJ)

 

A corporação, em resposta à FOLHA DIRIGIDA, disse que “aguarda a convocação de todos os aprovados para o início de um novo processo”. O porta-voz da PM, coronel Mauro Fliss, já adiantou que os estudos de um novo concurso para soldados começaram.

Confira o cronograma de convocações do concurso PMERJ 2014:

  • Abril: 800 convocações;
  • Julho: 450 convocações;
  • Agosto: 450 convocações;
  • Novembro: 400 convocações;
  • Dezembro: 400 convocações.

As convocações foram viabilizadas em função de um acordo entre o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A Casa se comprometeu a arcar com os salários dos PMs até o fim de 2020.

• Secretário da PM-RJ vê necessidade de novos concursos e convocações
• Concurso PMERJ: saiba tudo sobre o último edital para soldados
• Concurso PMERJ 2019: novo edital já está em estudo, garante coronel

Novo concurso está em pauta na PMERJ

A partir do governo de Wilson Witzel, a Polícia Militar do Rio de Janeiro ganhou o status de Secretaria. Quem está à frente da pasta é o coronel Rogério Figueredo. Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, ele afirmou que trabalhará para recompor o quadro de pessoal, principalmente na base da pirâmide, com os soldados.

De acordo com o secretário, o novo concurso para o cargo está em pauta na Subsecretaria Geral de Polícia Militar. Contudo, ainda sem definição.

Um bom indicador é que Witzel anunciou em entrevista coletiva, no dia 25 de janeiro, que pretende contratar 6 mil soldados até 2020. Desse quantitativo, 3 mil são oriundos do último concurso para a categoria, realizado há cinco anos.

“Ano que vem vamos chamar mais 3 mil policiais. A ideia é recompor os quadros da Polícia Militar para que nós façamos frente à necessidade de segurança”, explicou o governador Wilson Witzel.

Tenha acesso a cursos de preparação para concursos

Como o último concurso da corporação teve somente 4 mil aprovados, o Estado não teria como cumprir essa promessa sem um novo edital. O governador do Rio já tinha revelado a intenção de abrir concursos anuais com 2 mil vagas para soldados.[VIDEO id="8571"]

Sumário