- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso: como estudar com amigos? Veja 5 vantagens!
Concurso: como estudar com amigos? Veja 5 vantagens!
Professor e psicanalista explica as 5 vantagens e como estudar para concurso público com amigos.
Estudar para concursos públicos não é tarefa fácil. O compromisso necessário com as demandas de estudo, conteúdo das disciplinas extensos e aquela grande ansiedade por notícias de autorização e publicação de edital.
Mas e se fosse possível deixar esse processo mais leve para a sua preparação? Uma trajetória que muitos acham que precisa ser solitária como a do estudo, pode ter inúmeros benefícios se for compartilhada.
+ Quer passar em concursos públicos? Saiba como!
Como estudar com amigos para concursos públicos?
O professor e psicanalista Marcelino Viana falou sobre as vantagens de estudar em grupo para concursos e como você pode fazer para concretizar essa estratégia!
Vantagem nº 1 - motivação
A primeira vantagem citada pelo especialista de estudar com amigos para concurso é a motivação e também o acompanhamento.
"O grupo pode proporcionar tanto motivação, como colaboração, assim como monitoramento, uma vez que, em um grupo comprometido e sem pensamento concorrencial, há uma perspectiva de ajuda mútua no cumprimento do dever", explica o professor.
Marcelino ainda explica que, segundo o psiquiatra americano William Glasser (1925-2013), em sua teoria da escolha voltada à Educação, as pessoas tendem a render e aprender melhor quando explicam, ensinam, resumem, ilustram aos outros que compartilham o momento conjunto.

a manter a motivação e a alcançar as metas individuais (Foto: Pixabay)
Vantagem nº 2 - evolução em conjunto
Para que essa dinâmica de preparação para concursos em grupo funcione para todos, é preciso observar:
► O ambiente de estudo. Lugares que possuem muita distração precisam ser evitados em qualquer contexto de estudo.
► Os mesmos objetivos. Marcelino Viana explica que "não há como ter um estudo em grupo se o próprio conjunto não está alinhado na mesma direção".
O professor explica, por exemplo, que pode ser complicado conciliar as ações de estudo entre os iniciantes e os candidatos já avançados. Nesse caso, cada um terá um ritmo e um foco. E, para focos diferentes, a atenção e as estratégias devem ser diferenciadas.
Se a sua vontade é estudar com um amigo ou um grupo, Marcelino orienta que busque pessoas com objetivos semelhantes, como a mesma área de concurso, e que estejam em um mesmo nível de evolução.
"As demandas emocionais são compreendidas uns pelos outros e podem se fortalecer enquanto família que deseja o bem e a vitória de cada um", diz Marcelino Viana.
Acesse mais conteúdos para sua preparação:
♦ Concurso: como estudar por questões
♦ Como estudar para concurso? 11 dúvidas respondidas de uma vez
♦ Concurso: como estudar com amigos? Veja 5 vantagens!
Vantagem nº 3 - compartilhar metas

relacional e professor de concursos
Uma das vantagens é a prestação de contas, ou seja, compartilhar as metas e alinhá-las com os amigos do grupo.
E Marcelino destaca: sem metas e sem direcionamento não há sucesso. Lembre-se que as metas precisam ser definidas e claras.
Dessa forma, assim que deverá ser na formação do seu grupo. O especialista aconselha:
- Tenha foco
- uma meta clara
- um propósito definido
- busque constância
- enfrente desafios.
"Naturalmente a vida apresentará a você pessoas de perfil parecido e, então, o acompanhamento de metas uns dos outros será fundamental para que ninguém saia do trilho. Pode apostar!", diz Marcelino.
Vantagem nº 4 - prestação de contas
O prestar contas será fundamental para que ninguém desvirtue do compromisso. O psicanalista explica que, mesmo sendo uma ação em grupo, o ganho é individual.
“Como terapeuta de grupo, com os anos de experiência me utilizando da Psicomotricidade Relacional, posso afirmar que o grupo é um instrumento de crescimento, de fortalecimento, de manutenção dos sonhos. No entanto as realizações, ganhos e conquistas são principalmente individuais.”
Marcelino ainda reflete e diz que o futuro servidor precisa:
- Ser persistente;
- Comprometer-se com o estudo e com a técnica;
- Ter gerenciamento de metas e emoções para a realização desse sonho.
Vantagem nº 5 - ensinando é que se aprende
Uma forma de fixar o conhecimento é explicar o que se estudou. Expor esse conhecimento, trocar informações, debater ou até dar uma aula ajudam na aprendizagem. E isso pode ser feito com o estudo em grupo.
"No entanto, preciso alertar a todos que um estudo em grupo não corresponde a ter todos os encontros em grupo ou estudar apenas debatendo. Cada um precisa ter a sua estratégia individual e cada um precisa ter os seus ciclos de estudo bem definidos", alerta o professor.
Como funciona um estudo em grupo?
Marcelino Viana explica que o estudo em grupo costuma ser para a revisão de ciclos, aproveitando para trocar experiências, tirar dúvidas e realizar as questões para revisar em conjunto.
O especialista ainda diz que essa forma de estudar serve para análise e acompanhamento das metas, e também para o fortalecimento da constância e da persistência na preparação para concursos.
Não se esqueça que o grupo deve ser formado por pessoas com objetivos semelhantes aos seus.
Lembre-se também que, quando você compartilha seu objetivo com alguém próximo que almeja seu bem, permitirá que nos momentos difíceis encontre o apoio necessário para continuar.
Marcelino Viana é apresentador do quadro Treine sua Mente da FOLHA DIRIGIDA. Confira!
Notícias mais lidas




