- Início
- Notícias de Concursos
- Como se dar bem na redação do concurso ESA? Veja último vídeo da série!
Como se dar bem na redação do concurso ESA? Veja último vídeo da série!
Confira série de dicas em vídeo para a prova de redação do concurso ESA 2019. Inscrições para a seleção ainda estão abertas.
*Matéria atualizada em 22/03/2019, às 10h30
Vai fazer o concurso ESA? Já pensou que a prova de redação pode ser o diferencial para sua aprovação? Pois saiba que sim! Conhecido como um dos concursos militares mais concorridos, a classificação na ESA 2019 pode ser decidida por milésimos e a nota da redação utilizada como desempate.
Por isso, se sair bem nesta parte também é fundamental. Para te ajudar, FOLHA DIRIGIDA preparou uma série de dicas, em vídeo, com a professora Vivian Barros. A seguir, você ficará por dentro de tudo sobre a redação!
O terceiro vídeo da série já está disponível. [VIDEO id="8712"]
Confira a seguir o cronograma:
Tema | Data | O que aborda |
08/03/2019 | Confira análise do edital na parte discursiva. Vivian Barros fala das características da redação, trazendo o que você produzirá na prova e, portanto, orientando como deve se preparar. | |
Vídeo 2: qual deve ser a estrutura do texto? |
15/03/2019 |
Neste vídeo saiba informações técnicas, fundamentais para elaborar uma boa redação. Qual tipo de letra utilizar? Como estruturar o meu texto? As respostas para a redação da ESA estão aqui. |
Vídeo 3: temas possíveis? | 22/03/2019 | Quem não quer saber o tema da redação do concurso ESA? No último vídeo da série, Vivian Barros traz os assuntos mais cotados de serem cobrados na ESA. |
Veja também material para as outras disciplinas:
- Concurso ESA 2019: veja dicas para se dar bem na prova de Matemática
- Concurso ESA: confira nove passos para passar na prova de Inglês!
- Concurso ESA: saiba como estudar para a prova de História
Confira os vídeos da série: [PLAYLIST id="217"] Concurso ESA 2019: veja os critérios de avaliação
Além de se preparar bem, saber os critérios de avaliação do concurso ESA também é muito importante. Na parte de redação, especificamente, serão avaliados os aspectos referente a:
- interpretação, reflexão, não tangenciamento, desvio ou fuga parcial do tema;
- estrutura dissertativa com introdução, desenvolvimento e conclusão;
- características de texto de relato (recorrência ou predominância de verbos no pretérito);
- utilização da norma culta da língua;
- construção de períodos gramaticalmente íntegros, coesos, coerentes e claros;
- estética do texto (título, caligrafia, margens e limpeza).
É preciso ainda estar atento as regras do edital. Na realização da redação, por exemplo, o candidato deverá utilizar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Em caso de utilização de caneta de outra cor ou lápis, a redação não será corrigida e será atribuída a pontuação zero nessa parte da prova.
Confira a pontuação atribuída
nas provas de redação do concurso ESA dos últimos anos
A prova discursiva da Escola de Sargentos das Armas será realizada junto com a prova objetiva e está marcada para o dia 4 de agosto. Ao todo, a seleção oferece 1.100 vagas, para candidatos de ambos os sexos (dependendo da área), que tenham o nível médio.
Se você ainda não fez sua inscrição, aproveite que o período segue até o dia 20 de março, pelo site da escola. E não deixe de acompanhar essa série de dicas especiais!
Notícias mais lidas




