Concurso AFA: sai gabarito e candidatos consideram 'prova difícil'

A Força Aérea Brasileira divulgou os gabaritos do concurso AFA. Confira a opinião de candidatos, que classificaram a prova como difícil.

Autor:
Publicado em:25/06/2019 às 10:35
Atualizado em:25/06/2019 às 10:35

As provas do concurso AFA foram realizadas no último domingo, 23, e a Força Aérea Brasileira já divulgou os gabaritos preliminares. Confira, também, a opinião de candidatos que fizeram o exame e classificaram a prova como 'difícil'.

Para ter acesso aos documentos com as respostas provisórias, basta acessar o site de ingresso da Força Aérea Brasileira. As chances são para os cursos de formação de oficiais aviadores, intendentes e de infantaria do ano de 2020.

Gabaritos AFA

Quem não concordar com os gabaritos divulgados ou alguma questão da prova poderá entrar com pedido de recurso. O prenchimento e envio eletrônico da ficha informativa deverá ser feito até as 15h desta quarta-feira, 26, pelo site da FAB.

Os exames foram realizados no turno da manhã, às 9h40, nas seguintes localidades: Brasília-DF; Canos-RS; Campo Grande-MS; Porto Velho-RO; Boa Vista-RR; Manaus-AM; Belém-PA; Parnamirim-RN; Salvador-BA; Curitiba-PR; Recife-PE; Rio de Janeiro-RJ; São Paulo-SP; Pirassununga-SP; Barbacena-MG; e Belo Horizonte-MG.

'Palavra do ano' foi o tema da redação

A primeira etapa do concurso AFA foi composta por uma prova objetiva com 64 questões, das quais 16 eram de Língua Portuguesa, 16 de Língua Inglesa, 16 de Matemática e 16 de Física. Nesse mesmo dia, os participantes tiveram que elaborar uma Redação.

Na prova de redação, a Aeronáutica trouxe um tema bastante elogiado e comemorado pelos candidatos. A proposta era que o candidato, considerando as informações propostas nos textos de apoio, dissesse qual seria a 'palavra do ano' de 2019, redigindo um texto dissertativo argumentativo e tendo que defender a sua escolha.

No texto, explicou-se que em 2015 a palavra do ano foi o 'emoji que chora de rir', de acordo com o famoso dicionário Oxford. Em 2016, a escolha foi a 'pós-verdade'. No último ano, 2018, o dicionário cravou como 'tóxico' sendo a palavra do ano.

Para se aprovado, o candidato precisará obter média final igual ou superior a cinco. Para as demais etapas serão convocados os primeiros 560 candidatos.

AFA escolhe 'palavra do ano' para o tema da Redação (Foto: Cabo André Feitosa)
FAB escolhe 'palavra do ano' para o tema da Redação do concurso AFA
(Foto: Cabo André Feitosa)

Candidatos classificam prova como 'difícil'

Realizada no turno da manhã do último domingo, a prova do concurso AFA manteve o seu histórico e trouxe um nível elevado de dificuldade. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA conversou com alguns candidatos, que classificaram a prova como 'difícil' e explicaram em qual conteúdo tiveram mais dificuldade.

Marcos Rodrigues, 18, elogiou a Redação pelo fato do tema ter sido livre e pôde desenvolver melhor. No entanto, destacou o nível das demais disciplinas um pouco acima do esperado, principalmente Inglês, que, segundo ele, trouxe textos bem extensos. Ele se preparou com curso preparatório estudando cerca de três horas por dia.

O candidato Lucas dos Anjos, 19, também rasgou elogios para a Redação do concurso AFA. Segundo ele, foi o ponto de equilíbrio dessa prova, que veio com um nível bem elevado.

"A prova da AFA tem uma fama de ser difícil, mas esse ano veio além do que estávamos esperando. Física e Inglês, por exemplo, foram puxadas e foram as que tive mais dificuldade. A Redação foi excelente, pois colocaram um tema que dava para abordar diversos assuntos, deu uma facilitada", disse Lucas.

Andrey Vogas, 18, também destacou a dificuldade da prova e, diferentemente dos demais, encontrou facilidade na parte de Inglês. Ele comentou ainda que ficou surpreso com a quantidade de mulheres que realizaram a prova.

"Eu nunca tinha feito a prova da AFA antes e fiquei surpreso com a quantidade de mulheres, achei até que estava no prédio errado. Na minha sala, por exemplo, tinha no máximo dez homens. A prova em si estava bem complicada, mas para mim mais ainda pelo fato de não me considerar estar em um nível de estudo ideal. As mais difíceis foram Física e Matemática."

AFA prencherá 70 vagas de nível médio

O edital do concurso AFA foi publicado em fevereiro desse ano, com 70 vagas para candidatos que possem o nível médio completo. Além disso, não é possível ter menor que 17 anos e nem completar 23 anos até 31 de dezembro de 2020.

Puderam se candidatar pessoas de ambos os sexos, para as vagas de oficiais aviadores e intendentes, e somente do sexo masculino para as oportunidades de oficiais de infantaria da aeronáutica.

Após a prova objetiva, os concorrentes passarão por concentração intermediária; inspeção de saúde; exame de aptidão psicológica; entrevista informativa; Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e curso de formação.

Quem for aprovado será selecionado pela Junta Especial de Avaliação (JEA) e deverá se apresentar na AFA, em Pirassununga-SP, no dia 9 de janeiro de 2020, para matrícula e início do curso de formação, que terá duração de quatro anos.

Após a conclusão do curso, com aproveitamento, o cadete, que receberá R$1.176, será nomeado a aspirante a oficial da FAB, passando a receber R$6.993, conforme tabela referente a 2019. Este valor ainda poderá ser reajustado em 2020. Há também os adicioinais militar e de habilitação. [VIDEO id="7770"]

Sumário