- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso AGU: Brasília e Rio de Janeiro lideram número de inscritos
Concurso AGU: Brasília e Rio de Janeiro lideram número de inscritos
Dos 50 mil inscritos no concurso AGU, 36% dos candidatos estão em Brasília, no Distrito Federal, e no Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o Idecan, organizador do concurso da Advocacia-Geral da União (AGU), mais de 50 mil estão inscritos na seleção. A maior parte, no entanto, está concentrada em duas regiões brasileiras, sendo elas Brasília, no Distrito Federal, e o Estado do Rio de Janeiro, somando 36% dos concorrentes.
A informação foi confirmada pela AGU em resposta à FOLHA DIRIGIDA. De acordo com o órgão, Brasília lidera o número de inscritos, com 13.327 candidatos, que representam 26% das inscrições. Já o Estado do Rio de Janeiro ocupa o segundo lugar, com 5.030 concorrentes (10%) na seleção.
Em Brasília, no turno da manhã, 5.361 candidatos realizarão as provas. Já à tarde, será a vez de 7.966 concorrentes. No Rio de Janeiro, o primeiro turno terá avaliações para 2.217 inscritos e, à tarde, um pouco mais, 2.813 participantes.
Além de Brasília e Rio de Janeiro, São Paulo registrou o terceiro maior número de inscritos, sendo 2.973, representando 6% no concurso. Os outros 24 estados registraram entre 1% e 5% das inscrições.
Vale lembra que, durante as inscrições, os candidatos puderam se inscrever em mais de um cargo. Para isso, foi preciso optar por cargos em que a aplicação das provas ocorresse em turnos distintos, sendo:
Manhã, das 9h às 13h30 | Administrador, arquivista, contador e técnico em assuntos educacionais |
Tarde, das 15h às 19h30 | Analista técnico-administrativo, bibliotecário e técnico em Comunicação Social |
Com a opção por mais de uma candidatura, o concurso AGU teve 50.524 inscrições homologadas. Com oferta de dez vagas, o cargo de analista técnico-administrativo registrou a maior concorrência, sendo 26.494 inscritos e uma média de 2.649 candidatos por vaga.
Provas acontecem dia 9 dezembro
As provas objetivas e discursiva, que compreendem a primeira etapa do concurso, serão realizadas no dia 9 de dezembro, nas 26 capitais brasileiras mais o Distrito Federal. Os locais de prova serão enviados, aos concorrentes, a partir da próxima segunda-feira, 3 de dezembro, com a possibilidade de consulta também pelo site do Idecan.
As avaliações objetivas serão compostas por 60 questões, abrangendo disciplinas de: Língua Portuguesa (dez perguntas); Raciocínio Lógico (cinco); Noções de Informática (cinco); Conhecimentos Gerais (dez); e Específicos (30).
• Concurso AGU 2018: saiba como estudar Raciocínio Lógico
A prova discursiva será composta por uma redação. No entanto, somente serão corrigidos os textos dos aprovados no exame objetivo, que terá caráter eliminatório e classificatório. Para ser habilitado na etapa objetiva, será preciso obter 50% dos pontos da avaliação, além de acertar, pelo menos, uma questão de cada disciplina.
Já para obter aprovação na prova discursiva, será preciso ter 50% ou mais de acertos. O gabarito do exame de múltipla escolha será divulgado a partir das 16h do dia 10 de dezembro, um dia após a realização das provas.
Acesse materiais de preparação para o concurso AGU
Aprovados poderão receber até R$6.661
O prazo de validade do concurso AGU será de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Durante este tempo, os aprovados serão convocados pelo órgão e reberão uma remuneração inicial de R$6.661,34, para jornada de 40 horas.

(Foto: Divulgação)
Os contratados serão admitidos pelo regime estatutário, que assegura a estabilidade empregatícia. Os classificados no concurso poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da Advocacia Geral da União, dentro da vaga concorrida, de acordo com o interesse da Administração.
A Advocacia-Geral da União informou com exclusividade à FOLHA DIRIGIDA, que faltam 547 servidores em seu quadro de pessoal. Com oferta de 100 vagas no concurso, o déficit pode vir a favorecer as convocações o quanto antes.
Prepare-se para as provas!
Faltando poucos dias para as provas do concurso AGU, é preciso ficar atento à avaliação discursiva, que pode trazer algumas "pegadinhas". Para ajudar nesta etapa, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas da professora Vivian Barros, que explica a como ter sucesso na redação. Confira! [VIDEO id="8318"]
Notícias mais lidas




