- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Anvisa 2023 será solicitado ao ME com 107 vagas
Concurso Anvisa 2023 será solicitado ao ME com 107 vagas
Um novo concurso Anvisa será enviado ao Ministério da Economia, com o intuito de preencher 107 vagas em cargos dos níveis médio e superior.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária solicitará um novo concurso Anvisa ao Ministério da Economia. Em resposta à Folha Dirigida, a autarquia informou que o pedido será feito no prazo definido em lei, ou seja, até maio deste ano.
"A Anvisa está em fase final de elaboração do processo que requererá novo concurso e encaminhará o pedido no prazo estipulado pelo Decreto n. 9.739, de 28 de março de 2019", explicou a Agência.
Ao todo, serão solicitadas 107 vagas, que serão distribuídas por cargos dos níveis médio e superior, sendo eles:
- Nível médio: técnico em regulação e vigilância sanitária (cinco vagas) e técnico administrativo (44); e
- Nível superior: especialista em regulação e vigilância sanitária (43) e analista administrativo (15).
O quantitativo a ser solicitado ao ME corresponde ao atual número de cargos vagos na autarquia.
Tal dado evidencia a redução no quadro de pessoal da Agência, considerando que o pedido feito em 2020 foi para 75 vagas, 32 a menos do que a solicitação a ser feita este ano.
"Há necessidade de concurso já que as atuais vagas desocupadas somente podem ser providas por meio de seleção pública", explica a Anvisa.

Ministério da Economia (Foto: Divulgação)
Anvisa perdeu 12% do seu quadro em 4 anos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária teve um papel essencial no combate à pandemia de Covid-19. No entanto, a falta de servidores foi um desafio da autarquia em meio à crise sanitária.
Responsável pela análise e aprovação das vacinas contra a Covid-19, a agência reguladora trabalhou com cada vez menos servidores no seu quadro de pessoal. Entre 2017 e 2020, a força de trabalho reduziu em quase 12%.
Ou seja, 217 servidores a menos, que se aposentaram e não tiveram seus cargos repostos. No início de 2021, a Agência contava com 1.580 funcionários e um déficit de 94 profissionais na área técnica. Hoje, já são 107 cargos vagos.
Para repor o déficit, o novo concurso Anvisa precisa ser autorizado pelo Ministério da Economia.
Anvisa fez últimos concursos em 2016 e 2013
O último concurso concurso da Anvisa foi realizado em 2016. Na época, foram oferecidas 78 vagas, na carreira de técnico administrativo, de nível médio.
Com a organização do Cebraspe, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetiva e discursiva. A primeira etapa contou com 120 questões sobre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Básicos: Português, Noções de Informática, Raciocínio Lógico e Ética no Serviço Público;
- Conhecimentos Específicos: Noções de Administração, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo e Legislação Específica.
Antes disso, em 2013, a Anvisa selecionou servidores para todas as carreiras da autarquia, incluindo cargos dos níveis médio e superior. Ao todo, foram oferecidas 314 oportunidades.
As etapas de avaliação foram as mesmas de 2016, mas a prova objetiva teve 80 questões, para os cargos de nível médio, e 130, para os de nível superior. Confira abaixo as disciplinas cobradas em 2013:
- Nível médio: Português; Raciocínio Lógico; Direito Constitucional, Administrativo e Ética; Regulação e Administração Pública; Vigilância Sanitária e Saúde Pública; e Conhecimentos Específicos.
- Nível superior: Português; Inglês; Direito Constitucional e Administrativo; Políticas Públicas e Gestão Pública; Regulação; Vigilância Sanitária; e Conhecimentos Específicos.
Notícias mais lidas




