Concurso Bombeiros-MG registra quase 3 mil isentos para soldado

O concurso para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou quase 3 mil isentos. Os indeferidos cabem recurso.

Autor:
Publicado em:25/10/2018 às 12:33
Atualizado em:25/10/2018 às 12:33

Com prazo de inscrições abertos, o concurso Bombeiros-MG divulgou na quarta-feira, 24, o resultado preliminar dos pedidos de isenção. Ao todo, foram mais de 6 mil solicitações enviadas para análise da banca, mas apenas 2.942 foram classificados como deferidos pela administração.

Desse total, 1.093 são de concorrentes do sexo feminino e 1.849 do masculino. Quem não teve o pedido aceito, recebendo o indeferimento, poderá entrar com pedido de recurso. A justiticativa para a solicitação ter sido negada foi divulgada junto com o resultado.

Os candidatos puderam solicitar a isenção do valor da taxa de 1º a 3 de outubro por meio do site da Fundep, a organizadora da seleção. Esse é um benefício destinado aqueles que, em razão de limitações de ordem financeira, não podem arcar com a taxa de inscrição.

Bombeiros-MG tem prazo aberto até novembro

O prazo de inscrições do concurso Bombeiros-MG ainda está aberto. As inscrições foram abertas em 1º de outubro e ficarão disponíveis até as 19h do dia 27 de novembro, por meio do portal da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), organizadora da seleção.

Os candidatos devem acessar o site da banca, pesquisar a área destinada ao concurso do Corpo de Bombeiros e preencher o formulário com os principais dados. Para confirmar participação, é necessário quitar a taxa de R$81,96.

O valor deve ser pago por meio de boleto bancário e em qualquer agência. Quem não conseguir o benefício da isenção poderá, mesmo assim, quitar o valor da taxa e participar da seleção.

Bombeiros-MG tem prazo aberto até novembro (Foto: Divulgação)
Prazo de inscrições do concurso Bombeiros-MG encerra em novembro
(Foto: Divulgação)

Provas escritas do concurso acontecem em janeiro

Os concorrentes ao cargo de soldado do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais serão avaliados por meio de diversas etapas, sendo nove no total. A primeira será composta pelas provas escritas: objetiva e redação, de caráter eliminatório e classificatório.

Ambas as avalições serão aplicadas na mesma data e estão previstas para acontecer em 20 de janeiro. Os candidatos terão, no máximo quatro horas e meia para responderem a 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Direitos Humanos, Química, Biologia e Física.

Prepare-se para o concurso CBM-MG 2018
Prepare-se para o concurso CBM-MG 2018

A redação abordará tema contemporâneo de conhecimento geral, com valor de dez pontos. Cabe ressaltar que serão corrigidas apenas 2 mil redações dos candidatos mais bem classificados e que obtiverem, no mínimo, 50% dos pontos atribuídos à prova objetiva.

Os aprovados serão convocados para as demais etapas, que serão: exames médicos preliminares e complementares, teste psicológico e prova teórico/prática (para o quadro de especialistas); teste de capacitação física, habilidades natatórias; e exame toxicológico.

O edital do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais foi publicado em julho deste ano, com oferta de 500 vagas, sendo 465 para o Curso de Formação de Soldados Bombeiros Militar do quadro de praças combatentes e 35 para o quadro de praças especialistas. [VIDEO id="7488"]

Sumário