- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Bombeiros RJ: lei para temporários é publicada
Concurso Bombeiros RJ: lei para temporários é publicada
Após sanção na última segunda, 28, foi publicada nesta terça, 29, a Lei nº 9027, que permite um novo concurso Bombeiros RJ para temporários.
Como antecipado por Folha Dirigida na última segunda-feira, 28, foi publicada nesta terça, 29, a Lei nº 9027/2020, que regulamenta o Serviço Militar Temporário Voluntário (SMTV), no Corpo de Bombeiros do Estado.
Com isso, o Rio de Janeiro se torna o primeiro estado brasileiro a permitir temporários em seu quadro funcional. A partir da sanção da Lei, um novo concurso Bombeiros RJ para temporários será realizado.
A previsão é que o próximo edital seja publicado já em outubro, com 3 mil vagas para soldados. Pela Lei, o número de temporários não poderá ultrapassar 15% do efetivo da corporação.
O concurso Bombeiros RJ para temporários será destinado a homens e mulheres maiores de 18 anos. Nesse caso, serão reservados 30% da quantidade de vagas disponíveis para as mulheres.
A idade máxima para ocupar o posto de praça temporário será de 25 anos e a de oficial temporário de 35 anos. A admissão do bombeiro militar temporário poderá ser feita em posto ou graduação diverso do inicial.
Os requisitos, como a escolaridade, para ingresso em cada área de atuação do CBMERJ serão definidos no edital. O próximo concurso, no entanto, prevê oportunidades para o nível médio.
Tanto os praças temporários quanto os oficiais temporários terão, no segundo ano de serviço, remuneração similar, mas não superior, a um bombeiro militar de carreira de mesma classe ou nível e escala hierárquica.
O tempo de voluntariado será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos. Os militares temporários não terão direito à estabilidade e, após serem desligados, passarão a compor a reserva não remunerada da corporação.
Confira a Lei na íntegra!
A Lei aprovada, ainda assim, obriga a realização de concurso público para o quadro de oficiais em até três anos e prevê que os concursados excedentes possam ser convocados para o serviço após o término do Regime de Recuperação Fiscal do Estado.
Entenda os detalhes do concurso Bombeiros para temporários! [VIDEO id="9416"]
Concursados podem ser temporários
Pela Lei que institui o Serviço Militar Temporário Voluntário, as primeiras 400 vagas temporárias serão destinadas aos aprovados em concursos da instituição que ainda não foram convocados nas seleções para:
- soldado bombeiro militar motorista - 2012;
- soldado bombeiro militar combatente - 2014;
- soldado bombeiro militar técnico de enfermagem - 2014; e
- soldado bombeiro militar guarda-vidas - 2015.
Na última segunda, 28, Folha Dirigida conversou com o então comandante do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr. Ele foi substituído nesta terça, 29, pelo coronel Leandro Sampaio Monteiro, após ser nomeado pelo governador em exercício Cláudio Castro.
Em relação à chamada dos aprovados nos últimos concursos, o então comandante disse que:
"Eles não serão chamados para cargos efetivos. Dessas 3 mil vagas (próximo edital previsto), nós vamos tirar essas 400", explicou.
Ainda segundo o coronel Roberto Robadey Jr., o limite de idade dos concursos já realizados será respeitado nesse caso. Ou seja, um aprovado que tenha mais de 25 anos (exigido para o processo seletivo) poderá tomar posse como temporário, mesmo tendo uma idade avançada.

(Foto: Rogerio Santana)
Concurso Bombeiros RJ terá edital em outubro
Com a aprovação da lei que permite temporários no Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, a corporação já trabalha para a publicação do primeiro edital, nesse modelo, em outubro.
Segundo o ex-comandante Roberto Robadey Jr., o estado "está correndo com esse edital". Ao todo, estão previstas 3 mil vagas.
"Serão distribuídas 40 vagas por para cada grupamento, que são quarteis maiores, e 12 vagas para cada destacamento", disse.
Nesse primeiro momento, todas as oportunidades serão para soldados temporários. Neste caso, serão praticados os requisitos do último edital, como:
- nível médio completo;
- ambos os sexos; e
- idade mínima de 18 e máxima de 25 anos.
É possível ainda que seja exigida uma altura mínima, mas essa informação não foi confirmada. Os aprovados receberão um salário mínimo no primeiro ano de atuação, passando para o valor de um soldado bombeiro militar (R$3.352,55 bruto), a partir do segundo ano.
Seleção terá etapas semelhantes ao concurso
Ainda durante a entrevista, o coronel Roberto Robadey Jr. confirmou as etapas de seleção. Segundo o então comandante, a primeira fase contará com uma corrida de 5 km, em que os candidatos serão monitorados por chip e filmagens.
Serão aprovados nessa etapa até três vezes o número de vagas previsto no edital. Sendo assim, até 15 mil candidatos serão habilitados para as provas escritas.
A avaliação contará com questões de Português e Matemática. Os aprovados realizarão então as demais etapas, como:
- teste físico (mais completo); e
- exame médico.
Notícias mais lidas




