- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Bombeiros-RS: convocações dependem do orçamento do estado
Concurso Bombeiros-RS: convocações dependem do orçamento do estado
Secretaria de Segurança Pública afirma que convocações de 300 aprovados no concurso dos Bombeiros do Rio Grande do Sul dependem do orçamento
Os candidatos aprovados no concurso para o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul seguem cobrando por suas convocações. Mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado, os chamamento dependem de dois fatores, sendo um deles o orçamento.
O concurso dos Bombeiros-RS ofereceu 450 vagas para soldados. Faltando 300 aprovados para serem convocados, a SSP afirmou à FOLHA DIRIGIDA esta semana, que as convocações dependem da capacidade estrutural do estado, já que atualmente mais de 2,5 mil servidores realizam o curso de formação. Além disso, o orçamento tem sido um outro entrave.
"Dependemos também da capacidade financeira do estado para ampliar a folha de pagamento, sendo este um dos motivos para o governador se dedicar à renegociação da dívida estadual junto ao Governo Federal", afirmou a Secretaria de Segurança.
Desde a homologação do concurso, em julho do ano passado, os aprovados no concurso para soldados do Corpo de Bombeiros cobram as convocações. Os primeiros chamamentos, no entanto, só ocorreram no final de 2018, sendo ao todo 150 convocados até o momento.
A luta pela convocação vem crescendo desde setembro, quando 2 mil aprovados na Polícia Ostensiva, no concurso da Brigada Militar-RS, foram convocados, mas os habilitados no Corpo de Bombeiros seguiram sem previsão de chamadas. Vale lembrar que ambos os editais foram publicados e tiveram etapas realizadas simultaneamente.
SSP afirma que excedentes não serão convocados
Em fevereiro deste ano, a Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) solicitou ao deputado estadual, Issur Koch (PP), o apoio na cobrança pela convocação dos 300 aprovados no concurso para soldados dos Bombeiros-RS. Além disso, a associação ainda pediu a convocação dos excedentes.
Segundo a Abergs, o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul atua com um déficit de 860 soldados. Sendo assim, convocando os 450 aprovados nas vagas imediatas, ainda restariam mais 410 cargos vagos.
.jpg)
aguardam convocações (Foto: Divulgação)
Em março deste ano, o deputado estadual destacou, durante manifestação no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado (AL/RS), o pedido da Abergs para todos os deputados gaúchos. Após ler o documento, Issur Koch, ressaltou a importância da nomeação destes bombeiros militares.
"Nós termos que dar atenção mais do que especial, tendo em vista que, com as alterações de legislação, nós temos uma imensa demanda de trabalho dos bombeiros em cumprimento de leis, PPCI, Lei Kiss, e de uma série de outros itens além da função primordial desta força que é salvar, resgatar e proteger", disse o deputado.
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, no entanto, a Secretaria de Segurança nega o intuito de convocar excedentes do concurso. Segundo a SSP, o edital não prevê o chamamento dos excedentes, se limitando a apenas as 450 vagas previstas.
"Os candidatos com média de aprovação ficam sob aviso para o chamamento apenas para o caso de desistências ou impedimentos de posse dos aprovados dentro das vagas", informou a SSP.
Concurso Brigada Militar-RS ofereceu 4.550 vagas
Os editais para soldado da Brigada Militar-RS foram publicados em outubro de 2017 com oferta total de 4.550 vagas. Dessas, 450 foram para soldados do Corpo de Bombeiros e as outras 4.100 são para soldados da Polícia Ostensiva.
Ambos tinham o nível médio como exigência. Já o vencimento inicial oferecido foi de R$3.760,54 para jornada de 40 horas. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Neste prazo, as convocações poderão ocorrer.
Para entender como funciona o prazo de validade em concursos, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo as explicações do advogado Sergio Camargo sobre o assunto. Confira!
Quer ter acesso a materiais e dicas para concursos?
[VIDEO id="7726"]
Notícias mais lidas




