Concurso Bombeiros-RS: em ato solidário, aprovados cobram convocação

Os candidatos do concurso para os Bombeiros do Rio Grande do Sul estão doando sangue, em ato solidário que pede a convocação dos aprovados.

Autor:
Publicado em:06/11/2018 às 11:22
Atualizado em:06/11/2018 às 11:22

Os aprovados no concurso para o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul realizam um ato solidário para cobrar as convocações. Para chamar a atenção do Poder Executivo, os classificados resolveram se manifestar doando, literalmente, o sangue. 

O ato, realizado de forma pacífica e com o intuito de ajudar o próximo, traz um apelo daqueles que estudaram e foram aprovados na seleção, que teve início em outubro de 2017, com editais para o cargo de soldado na Polícia Ostensiva e no Corpo de Bombeiros. Para este último, foram oferecidas 450 vagas, e, até o momento, não há previsão para as convocações.

A situação fica mais preocupante para os classificados, já que os exames médicos exigidos já foram realizados e vencem no início de janeiro. Em relato enviado à reportagem da FOLHA DIRIGIDA, um dos candidatos de Santa Cruz do Sul, que foi aprovado no concurso, falou sobre o caso.

"Estou dentro da classificação das 450 vagas destinadas ao concurso de 2017. Não foi fácil gastar toda a grana que gastamos para realizar os exames médicos. Esperamos uma chamada logo, pois vencendo os exames, vamos ter que realizá-los novamente e isso é frustrante", afirmou o candidato*. 

Candidatos doam sangue por convocação (Foto: Imagem cedida pelos aprovados)
Aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros-RS doam sangue 
em manifestação por convocação (Foto: Imagem cedida por candidatos)

 

Outra candidata do concurso para o Corpo de Bombeiros-RS também falou sobre os custos com os exames e a falta de uma posição da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado. 

Segundo a candidata aprovada, como o concurso foi homologado em julho e os exames médicos têm validade de seis meses, a partir da homologação, os aprovados iniciaram uma campanha em busca da convocação.

"É um protesto com o objetivo de ajudar o próximo. Estamos fazendo doações de sangue em diversos municípios do estado, com o propósito de ajudar quem precisa e de sermos nomeados, para que possamos continuar ajudando a nossa comunidade", afirmou a candidata*.

Até o momento, municípios como Alegrete, Pelotas, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Santa Rosa já receberam as doações. Os doadores utilizaram a simbologia da doação a da missão do bombeiro, que é doar-se ao próximo.

A Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (ABERGS) informou que aguarda a nomeação imediata dos aprovados, conforme promessa feita pelo governador José Ivo Sartori e o Secretário de Segurança Pública do RS, Cezar Schirmer.

*Os nomes dos candidatos citados na matéria não foram divulgados, com o intuito de preservar a identidade dos mesmos.

SSP fala sobre convocação de bombeiros

No último dia 25 de setembro, 2 mil aprovados no concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, para a Polícia Ostensiva, foram convocados. No entanto, muitos candidatos do Corpo de Bombeiros-RS também cobram suas convocações. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Segurança Pública do Estado falou sobre o assunto. 

O fato do governo convocar 2 mil aprovados para a Polícia Ostensiva, mas não mencionar prazos para a seleção do Corpo de Bombeiros, preocupou muitos concorrentes. Isso acontece porque os editais de ambos os concursos foram publicados e tiveram etapas realizadas simultaneamente.

Governo estuda convocações para o Corpo de Bombeiros-RS (Foto: Divulgação)
SSP afirma que secretário quer convocar os aprovados nos Bombeiros
(Foto: ​​​​​​Divulgação)

 

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a SSP-RS informou que, no caso dos candidatos classificados para o Corpo de Bombeiros, não há previsão de quando será feita a primeira chamada. A justificativa é que está sendo analisado o impacto financeiro das contratações para esta carreira.

Até o momento, também não há informações sobre quantos aprovados serão convocados. O concurso ofereceu 450 vagas para o cargo de soldado. A SSP também confirmou a intenção do secretário Cezar Schirmer em realizar as convocações em breve. No entanto, a Secretaria ainda não possui parazos para as chamadas.

Confira materiais e dicas para concursos

Confira dicas para concursos

Como funciona o prazo de validade em concursos?

O Governo do Rio Grande do Sul deu início às convocações no concurso da Brigada Militar-RS, mas até agora segue sem previsão de chamar os aprovados para o Corpo de Bombeiros. Nesta hora, é importante saber como funciona o prazo de validade de uma seleção, que vai determinar a vigência do resultado! [VIDEO id="7726"]

Sumário