- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Bombeiros-RS: em audiência, aprovados pedem convocação
Concurso Bombeiros-RS: em audiência, aprovados pedem convocação
Em audiência pública, aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul pendem a convocação e a prorrogação da seleção.
Os candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Rio Grande do Sul participaram de uma audiência pública no dia 6 de maio. O objetivo foi chamar a atenção do governo para o provimento de vagas e renovação do prazo de validade da seleção de 2017.
Durante a audiência, estiveram presentes representantes das Associações de Bombeiros do Estado (ABERGS) e Beneficente Antônio Mendes Filho (ABAMF) e da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes.
Na ocasião, o coordenador da ABERGS, o 1º sargento Ubirajara Ramos, afirmou que apenas 93 municípios possuem um Corpo de Bombeiros Militar. Sendo eles os responsáveis pelo atendimento de todo o estado.
"Não é fácil um quartel atender 30 municípios ao redor, ou um caminhão de bombeiros atender com apenas três militares. Nós sabemos da estrutura, o cidadão sabe da estrutura, e o que nós precisamos é que o governo coloque estratégias em ação para mudar esta situação", disse.
O tenente coronel Paulo Henrique Monteiro, diretor administrativo do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, falou ainda sobre as necessidades do preenchimento das vagas. Segundo ele, quando se fala do efetivo, se fala de um trabalho que foi realizado em 2017.
"Atualmente há uma defasagem de 40% de soldados e 43% de oficiais. Este concurso, dos 450 já aprovados, é uma necessidade que fica aquém ainda do efetivo previsto para se aposentar. São 557 homens aptos para a reserva renumerada", esclareceu.
Nesta sexta-feira, 14, aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros-RS de 2017 deverão participar da campanha "Bombeiro Sangue Bom", onde dezenas de militares deverão realizar a doação de sangue. O objetivo, além de ajudar, é chamar a atenção do governo para o breve chamamento dos candidatos.
.jpg)
aguardam convocações (Foto: Divulgação)
Convocações dependem do orçamento do estado
Em abril deste ano, FOLHA DIRIGIDA questionou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul sobre a convocação dos aprovados no concurso. Em resposta, a SSP afirmou que o chamamento depende de dois fatores, sendo um deles o orçamento.
O concurso dos Bombeiros-RS ofereceu 450 vagas para soldados. Faltando 300 aprovados para serem convocados. Segundo a SSP, as convocações dependem da capacidade estrutural do estado. Na ocasião, mais de 2,5 mil servidores realizavam o curso de formação. Além disso, o orçamento tem sido outro entrave.
"Dependemos também da capacidade financeira do estado para ampliar a folha de pagamento, sendo este um dos motivos para o governador se dedicar à renegociação da dívida estadual junto ao Governo Federal", afirmou a Secretaria de Segurança.
Desde a homologação do concurso, em julho do ano passado, os aprovados no concurso para soldados do Corpo de Bombeiros cobram as convocações. Os primeiros chamamentos, no entanto, só ocorreram no final de 2018, sendo ao todo 150 convocados até o momento.
A luta pela convocação vem crescendo desde setembro, quando 2 mil aprovados na Polícia Ostensiva, no concurso da Brigada Militar-RS, foram convocados, mas os habilitados no Corpo de Bombeiros seguiram sem previsão de chamadas. Vale lembrar que ambos os editais foram publicados e tiveram etapas realizadas simultaneamente.
Concurso Brigada Militar-RS ofereceu 4.550 vagas
Os editais para soldado da Brigada Militar-RS foram publicados em outubro de 2017 com oferta total de 4.550 vagas. Dessas, 450 foram para soldados do Corpo de Bombeiros e as outras 4.100 são para soldados da Polícia Ostensiva.
Ambos tinham o nível médio como exigência. Já o vencimento inicial oferecido era de R$3.760,54 para jornada de 40 horas. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. Neste prazo, as convocações poderão ocorrer.
Para entender como funciona o prazo de validade em concursos, FOLHA DIRIGIDA traz abaixo as explicações do advogado Sergio Camargo sobre o assunto. Confira!
Quer ter acesso a materiais e dicas para concursos?
[VIDEO id="7726"]
Notícias mais lidas




