Concurso Brigada Militar-RS: convocação pode sair na terça, 25

As convocações dos candidatos a soldado da Polícia ostensiva saem breve, mas para o Corpo de Bombeiros ainda não há previsão.

Autor:
Publicado em:24/09/2018 às 07:02
Atualizado em:24/09/2018 às 07:02

*Matéria atualizada em 25/09/2018, às 10h15.

A aguardada convocação dos aprovados no concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul – para soldados da Polícia Ostensiva – está perto de sair. De acordo com informações transmitidas pela assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-RS) à FOLHA DIRIGIDA nesta segunda-feira, 24, a listagem pode ser publicada no próximo dia 25. 

Atualização: Saiu no Diário Oficial do Rio Grande do Sul desta terça-feira, 25, como previsto, a convocação dos 2 mil aprovados no concurso da Brigada Militar-RS. Confira a lista dos convocados! 

(Foto: Divulgação)
Concurso da Brigada tem 4.550 vagas para a Polícia Ostensiva e Bombeiros
(Foto: Divulgação)

A divulgação dos primeiros dois mil selecionados depende da própria Brigada, que precisa encaminhar a relação à Casa Civil. Quando isso for feito o documento será enviado para publicação no Diário Oficial. 

FOLHA DIRIGIDA tentou contato com a Brigada Militar para saber se já foi concluída e encaminhada a lista, mas não houve retorno até a publicação desta matéria. 

No dia 19 foi divulgado que a lista de convocados seria publicada na sexta-feira, 21. No entanto, foi publicado apenas um documento informando a autorização para a chamada, mas não o nome dos novos soldados. 

Convocação para o Corpo de Bombeiros será depois

Também surpreendeu os candidatos o fato de o documento citar dois mil aprovados para soldado da Polícia Ostensiva, mas não mencionar os provados para o Corpo de Bombeiros. Os editais de ambos os cargos foram publicados e tiveram etapas realizadas simultaneamente. No entanto, a convocação não vai seguir a mesma tendência.

No caso dos candidatos classificados para o Corpo de Bombeiros, ainda segundo o setor de Comunicação da SSP-RS, não há previsão de quando será feita a primeira chamada. A justificativa é que está sendo analisado o impacto financeiro das contratações para esta carreira. Também não foi divulgado quantos serão convocados na primeira lista. 

16% das vagas reservadas para negros e pardos

Embora tenham circulado informações que somente uma lista geral seria divulgada, deverão ser publicadas duas relações: uma da ampla concorrência e uma com os classificados que tenham concorrido às vagas reservadas para negros e pardos, conforme determina o Decreto 52.223/2014 – que regula as cotas para negros em concursos no RS – e conforme consta no edital de abertura:

“4.2.6 O candidato que se declarar negro ou pardo, se classificado de acordo com as normas estabelecidas neste Edital, além de figurar na lista de classificação geral, terá seu nome constante da lista específica de negros ou pardos.”

⇒ Passou no concurso e não foi convocado? Saiba seus direitos

Curso de formação começa em novembro

Após a oficialização do ato, a BM-RS terá disponível em seu site as informações relacionadas aos procedimentos a serem feitos pelos futuros soldados, como análise de vida pregressa, exames toxicológicos e apresentação dos demais documentos necessários. O início do Curso de Formação dos novos soldados deve ocorrer em novembro, conforme prevê o Governo do Rio Grande do Sul.

O curso básico possui, aproximadamente, oito meses de duração. A expectativa do secretário Cezar Schirmer é de que a corporação possa contar com os novos servidores no segundo semestre de 2019. 

Os editais para soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram publicados em outubro de 2017, com oferta total de 4.550 vagas. Dessas, 450 são para soldado do Corpo de Bombeiros e as outras 4.100 são para soldado da Polícia Ostensiva. 

Ambas as seleções foram destinadas a candidatos com nível médio completo. O vencimento inicial da carreira é de R$3.760,54, para carga de trabalho de 40 horas por semana. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. 

Como funcionam as convocações

[VIDEO id="6314"]

Sumário