Concurso Brigada Militar-RS: convocações atrasam, mas começam em 2018

Convocações dos aprovados no concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul é aguardada desde a homologação, em julho.

Autor:
Publicado em:05/09/2018 às 11:56
Atualizado em:05/09/2018 às 11:56

Os candidatos que foram aprovados no concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul aguardam pelo início das convocações desde julho, quando a seleção foi homologada. Inicialmente previsto para começar em julho e depois em agosto, o chamamento ainda não aconteceu e FOLHA DIRIGIDA procurou a Secretaria de Segurança Pública para saber a respeito. 

Em resposta, a Assessoria de Comunicação do órgão informou que não é possível estimar uma nova data de quando os selecionados começarão a ser convocados, mas que isto é previsto para acontecer ainda em 2018. “A expectativa e a vontade do governo do Estado é que seja logo (o início das convocações). Deverá, sim, acontecer até o final deste ano”, informa comunicado encaminhado pelo setor.

(Foto: Divulgação)
Concurso da Brigada Militar RS tem 4.550 vagas de soldado (Foto: Divulgação)

 

Questionada a respeito do motivo para que as convocações ainda não tenham começado, a secretaria disse que a questão orçamentária é um dos impedimentos e está sendo discutida internamente pelo núcleo do governo do Estado. A quantidade de pessoas que serão convocadas no primeiro chamamento também ainda não foi divulgada.

Período eleitoral não impede convocações

Uma das dúvidas de alguns candidatos é se o fato de o período eleitoral já ter começado impede que as convocações aconteçam agora. Mas a homologação do concurso foi publicada no início de julho, antes do início do período. Por isso, a Secretaria de Segurança pode chamar aprovados normalmente.

Quer saber mais sobre como funcionam as convocações e realização de concursos públicos em ano de Eleição? Confira aqui o que é permitido e o que não é.

Os editais para soldado da Brigada Militar foram publicados em outubro de 2017 com oferta total de 4.550 vagas. Dessas, 450 são para soldado do Corpo de Bombeiros e as outras 4.100 são para soldado da Polícia Ostensiva. 

Ambos exigem formação em nível médio e têm vencimento inicial de R$3.760,54 para carga de trabalho de 40 horas por semana. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período. 

Confira o edital da Polícia Ostensiva

Confira o edital do Corpo de Bombeiros

Entenda a validade do concurso

Os candidatos aprovados no concurso da Brigada Militar poderão ser convocados durante todo o período de validade da seleção, que é quando os resultados permanecem vigentes. Para entender melhor como funcionam os prazos de validade dos concursos assista ao vídeo do Espaço Jurídico: [VIDEO id="7726"]

Sumário