- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Brigada Militar-RS de oficiais é retomado pela segunda vez
Concurso Brigada Militar-RS de oficiais é retomado pela segunda vez
O concurso da Brigada Militar-RS, com oferta de 250 vagas para oficiais, será retomado pela segunda vez, após sua suspensão em dezembro.
O concurso para oficiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que oferta 250 vagas para a Polícia Ostensiva e o Corpo de Bombeiros, será retomado pela segunda vez. Nesta terça-feira, 8, foi publicado no Diário Oficial do estado a informação com uma nova data de divulgação do cronograma da seleção.
Em dezembro de 2018, o concurso foi suspenso, após o Ministério Público do estado emitir liminar, alegando que não havia reserva de vagas para pessoas com deficiência pela natureza do cargo e das atividades a serem executadas.
O concurso, no entanto, será retomado, após decisão da Terceira Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado, que deferiu o efeito suspensivo à liminar que paralisou a seleção, em dezembro.
Confira decisão que retoma o concurso Brigada Militar-RS
Esta é a segunda vez que a Brigada Militar retoma o concurso para oficiais. Em março de 2018, a seleção foi suspensa pela primeira vez, após o TCE-RS exigir a retificação dos editais. Em outubro, no entanto, uma nova decisão deu prosseguimento ao processo seletivo.
Novo cronograma será divulgado em janeiro
Com a decisão de reabertura dos concursos, nesta terça, 8, a Brigada Militar-RS seguirá com a seleção. O edital preliminar, com a homologação das inscrições, e o novo cronograma, com as datas das provas objetivas e discursivas, serão divulgados no dia 22 de janeiro, no site da Fundação La Salle, banca organizadora.
para oficiais neste mês (Foto: Divulgação)
As avaliações serão a primeiria etapa do concurso e ocorrerão na cidade de Porto Alegre, em data a ser divulgada. No primeiro exame, de múltipla escolha, os candidatos terão quatro horas para responderem 80 questões.
As provas terão perguntas de: Português, Direito (Administrativo, Civil, Constitucional e da Criança e do Adolescente) Legislação Aplicada a Função, Direito Internacional e Humanos, Direito (Penal, Processual Penal, Penal Militar e Processual Penal Militar).
Já a prova discursiva consistirá em dez questões, sendo duas de Direito Constitucional, duas de Direito Administrativo, duas de Direito Penal e/ou Processual Penal, duas de Direito Penal Militar e/ou Processual Penal Militar e duas de Legislação Aplicada a Função. Essa etapa terá duração de três horas e valerá até 100 pontos.
Além das provas objetivas e discursiva, o concurso contará ainda com as seguintes etapas de seleção: examede títulos; exame de saúde; Teste de Capacitação Física (TAF); avaliação psicológica (testagem coletiva e entrevistas de grupo e individual); e prova oral.
Prepare-se para o concurso da Brigada Militar-RS
A Brigada Militar-RS realiza concurso para oficiais, com oferta de 250 vagas. Deste total, 200 oportunidades são para capitão/oficial da Polícia Ostensiva e 50 para o Corpo de Bombeiros.
O principal requisito para concorrer aos dois cargos é o nível superior completo em Ciências Jurídicas e Sociais. Ambos têm salário inicial de R$11.620,55, para carga de 40 horas por semana.
Confira dicas para o concurso
Com a autorização para o andamento do concurso da Brigada Militar-RS, os candidatos devem ficar atentos aos próximos passos da seleção. O novo cronograma será divulgado este mês, no próximo dia 22. E, para ajudar na preparação, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas para os que retomam os estudos, agora em 2019. Confira! [VIDEO id="8522"]
Notícias mais lidas




