- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Brigada Militar-RS: governo atrasa convocações
Concurso Brigada Militar-RS: governo atrasa convocações
O Governo do Rio Grande do Sul atrasou a convocação dos 2 mil aprovados no concurso da Brigada Militar-RS, que ocorrerá na próxima semana.
Os aprovados no concurso para a Brigada Militar do Rio Grande do Sul (BM-RS) terão que esperar mais um pouco pela convocação. O chamamento, que estava previsto para ser publicado nesta sexta-feira, 21, no Diário Oficial do Estado (DOE), ocorrerá agora somente na próxima semana. A nova previsão é do Governo do Rio Grande do Sul.
No aguardo do chamamento desde julho, quando a seleção foi homologada, os primeiros 2 mil habilitados na seleção serão convocados na próxima semana. Nesta sexta-feira, 21, o governo do estado deu uma autorização extraordinária, para a convocação dos aprovados no cargo de soldado 1ª classe da Brigada Militar-RS. Desta forma, a relação dos concorrentes habilitados será publicada no DOE, na próxima semana.

Inicialmente previsto para começar em julho e depois em agosto, o primeiro chamamento do concurso ocorrerá neste mês de setembro devido ao processo de análise do impacto financeiro decorrente do ingresso dos novos servidores. De acordo com a Divisão de Gestão Orçamentária da Secretaria da Segurança Pública (SSP), o custo mensal com o pagamento dos aprovados será de cerca de R$13 milhões.
Com a autorização publicada nesta sexta, 21, a BM-RS terá disponível em seu site as informações relacionadas aos procedimentos a serem feitos pelos futuros soldados, como análise de vida pregressa, exames toxicológicos e apresentação dos demais documentos necessários. O início do Curso de Formação dos novos soldados deve ocorrer em novembro, conforme prevê o Governo do Rio Grande do Sul.
O curso básico possui, aproximadamente, oito meses de duração. A expectativa do secretário da SSP, Cezar Schirmer, é de que a corporação possa contar com os novos servidores no segundo semestre de 2019. O vencimento inicial do soldado é de R$3.760,54, para jornada de 40 horas.
Concurso ofereceu 4.550 vagas
Os editais para o concurso de soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram publicados em outubro de 2017, com oferta total de 4.550 vagas. Dessas, 450 são foram para o Corpo de Bombeiros e as outras 4.100 para a Polícia Ostensiva.
.jpg)
(Foto: Divulgação)
Para concorrer, em ambas as seleções, foi necessário ter o nível médio completo. Os candidatos foram avaliados no dia 17 de dezembro de 2017, por meio de uma prova, contendo 50 questões de: Língua Portuguesa, Matemática, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação Específica, Conhecimentos Gerais e Informática.
Os aprovados na primeira fase ainda foram avaliados por exames de: saúde; capacitação física; e psicológico; entre outros. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
Como funcionam as convocações?
Até a próxima semana, com data limite para o dia 28, o Governo do Rio Grande do Sul deverá divulgar os primeiros 2 mil convocados no concurso da Brigada Militar-RS. Para entender como funciona este processo, o advogado Sergio Camargo explica detalhes sobre como funcionam as convocações em concursos. Confira! [VIDEO id="7842"]
Notícias mais lidas




