- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Brigada Militar-RS: SSP fala sobre convocação de bombeiros
Concurso Brigada Militar-RS: SSP fala sobre convocação de bombeiros
Após convocação na Polícia Ostensiva, a Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul falou sobre o chamamento para os Bombeiros.
No último dia 25 de setembro, 2 mil aprovados no concurso da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, para a Polícia Ostensiva, foram convocados. No entanto, muitos candidatos do Corpo de Bombeiros-RS também cobram suas convocações. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a Secretaria de Segurança Pública do Estado falou sobre o assunto.
O fato do documento do governo citar 2 mil aprovados para soldado da Polícia Ostensiva, mas não mencionar os aprovados no Corpo de Bombeiros, preocupou muitos concorrentes. Isso acontece porque os editais de ambos os cargos e seleções foram publicados e tiveram etapas realizadas simultaneamente.
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a SSP-RS informou que, no caso dos candidatos classificados para o Corpo de Bombeiros, não há previsão de quando será feita a primeira chamada. A justificativa é que está sendo analisado o impacto financeiro das contratações para esta carreira.
Até o momento, também não há informações sobre quantos aprovados serão convocados. O concurso ofereceu 450 vagas para o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros-RS.
.jpg)
do Rio Grande do Sul (Foto: Divulgação)
Em relato enviado à reportagem da FOLHA DIRIGIDA, um dos candidatos de Santa Cruz do Sul, que foi aprovado no concurso, informou que os exames médicos feitos para ocupar o cargo de soldado do Corpo de Bombeiros estão para vencer mês que vem.
"Estou dentro da classificação das 450 vagas destinadas ao concurso de 2017. Não foi fácil gastar toda a grana que gastamos para realizar os exames médicos. Esperamos uma chamada logo, pois vencendo os exames, vamos ter que realizá-los novamente e isso é frustrante", afirmou o candidato*.
Outros candidatos também informaram que ficaram surpresos com a não convocação junto aos aprovados da Brigada Militar-RS, já que todas as fases da seleção foram realizadas ao mesmo tempo.
Em resposta nesta quinta-feira, 10, à FOLHA DIRIGIDA, o setor de Comunicação da SSP-RS informou que a convocação para a Polícia Ostensiva foi uma prioridade, devida a necessidade atual.
A partir de agora, segundo a Secretaria de Segurança, o secretário está trabalhando para chamar os demais aprovados nos concursos da Brigada Militar-RS. No entanto, até o momento, não há uma previsão de quando a convocação irá ocorrer.
Os editais para soldado da Brigada Militar do Rio Grande do Sul foram publicados em outubro de 2017. Ao todo, foram oferecidas 4.550 vagas, sendo 450 para o Corpo de Bombeiros e 4.100 para a Polícia Ostensiva.
Ambas as seleções foram destinadas a candidatos com nível médio completo. O vencimento inicial da carreira é de R$3.760,54, para jornada de 40 horas. A validade dos dois concursos será de dois anos, podendo ser prorrogada por igual período.
*Os nomes dos candidatos citados na matéria não foram divulgados, com o intuito de preservar a identidade dos mesmos.
Concurso para oficiais será retomado
Além do concurso para soldados da Polícia Ostensiva e o Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, outra seleção para as instituições teve novidades esta semana. Os concursos para oficiais da Brigada Militar serão retomados.
A autorização foi dada pelo Tribunal de Justiça do Rio Grando do Sul (TJ-RS), que concedeu liminar contra o ato administrativo do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que havia paralisado os concursos da Brigada Militar-RS.
Em resposta à FOLHA DIRIGIDA no último dia 8, segunda-feira, o setor de Comunicação da Brigada Militar-RS confirmou que, esta semana, reuniões serão realizadas para avaliar questões contratuais com a banca organizadora, a Fundação La Salle. O intuito é verificar se retificações serão necessárias.
Além disso, a previsão da Brigada Militar-RS é divulgar um novo cronograma já na próxima semana, tanto para o concurso de capitão/oficial da Polícia Militar quanto para o Corpo de Bombeiros Militar.
Como funcionam as convocações?
O Governo do Rio Grande do Sul deu início às convocações no concurso da Brigada Militar-RS. Para entender como funciona este processo, o advogado Sergio Camargo explica detalhes sobre as convocações em concursos. Confira! [VIDEO id="7842"]
Notícias mais lidas




