- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Caixa 2014: anunciada chamada de 2 mil deficientes
Concurso Caixa 2014: anunciada chamada de 2 mil deficientes
O concurso Caixa 2014 terá a chamada de 2 mil deficientes aprovados. O anúncio foi feito pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
O concurso Caixa Econômica Federal de 2014 resultará na chamada de 2 mil deficientes aprovados. O anúncio foi feito pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro, e pelo titular do banco, Pedro Guimarães. Segundo a esposa do presidente da República, as chamadas serão em todo o país.
"Hoje temos a alegria de anunciar que a Caixa Econômica Federal fará a contratação de 2 mil pessoas com deficiência em todo o Brasil. São pessoas selecionadas por concurso público e que serão chamadas para trabalhar nas agências. Esta iniciativa reafirma o olhar especial do governo para as nossas pessoas com deficiência", anunciou Michelle Bolsonaro.
As convocações são resultado de ordem judicial. No mês passado, a Justiça do Trabalho ordenou a Caixa a cumprir a Lei de Cotas e, para isso, contratar 2.500 pessoas com deficiência, para se adequar à Legislação. A Caixa Econômica Federal confirmou as convocações no seu site.
O anúncio foi feito durante a cerimônia de assinatura de um contrato que dará R$2.5 bilhões ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB).
"É a primeira vez, que eu entenda, que 100% dos contratatos serão pessoas com deficiência. A Caixa Econômica é o único banco que não tem os 5% (de funcionários) pela Legislação de pessoas com deficiência. O governo do presidente Bolsonaro vai mudar isso", comentou o presidente da Caixa, Pedro Guimarães.
Estude para concursos públicos!

Caixa já iniciou chamada de aprovados de 2014
No último dia 3, a Caixa Econômica Federal deu início ao processo de convocação dos candidatos aprovados no concurso de 2014. De acordo com a instituição, os aprovados foram convocados para a realização da etapa de comprovação de requisitos e exames médicos admissionais.
Ainda segundo a Caixa, inicialmente, serão convocados 320 de um total de mil candidatos. A lotação ocorrerá em todo o país. De acordo com o banco, o contato com os aprovados feito internamente.
Com o andamento do processo, os candidatos poderão acompanhar as convocações no site da Caixa Econômica Federal, na opção "Concurso Público - Admissional". O portal será atualizado, semanalmente, e publicado nas sextas-feiras,.
As convocações dos aprovados no concurso Caixa 2014 foram anunciadas em maio deste ano, pelo presidente da instituição, Pedro Guimarães. Segundo ele, o objetivo da contratação dos novos empregados é fortalecer a rede de agências, valorizando o atendimento aos clientes e a sociedade.
"É importante focar em colocar as pessoas na rede, que é o principal contato da Caixa com os mais de 93 milhões de clientes que temos", afirmou o presidente na época.
As convocações ocorrem simultaneamente ao Programa de Demissão Voluntária (PDV) do banco, que tem por objetivo reduzir 3.500 empregados. Os candidatos serão convocados de acordo com a necessidade e estratégia da empresa. Os novos empregados serão alocados nas agências da Caixa.
Concurso Caixa 2014 teve mais de 1 milhão de inscritos
O último concurso da Caixa Econômica Federal para técnico bancário foi realizada em 2014. Na época, foram oferecidas vagas para os cargos de técnico bancário (nível médio), médico do trabalho e engenheiro (superior). Todas as oportunidades foram para formação de cadastro reserva.
O concurso Caixa 2014 foi um dos maiores do país e possui mais de 30 mil aprovados no cadastro reserva. A seleção teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizada pelo Cebraspe.
A validade inicial do concurso era de um ano, podendo ser prorrogada por mais um. Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros.
No entanto, um processo para convocação dos aprovados tramita desde o início de 2016. Na época, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade do concurso, e, assim, tivesse mais tempo para convocar aprovados do cadastro de reserva.
Enquanto o processo não é finalizado, a validade do concurso Caixa 2014 segue parada, o que significa que o banco pode convocar os aprovados.
Como foram as provas?
Em 2014, os candidatos foram avaliados por meio de duas provas objetivas e uma redação. Na etapa de múltipla escolha, uma prova objetiva contava com 14 questões de Português e 36 de Conhecimentos Básicos (Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades, Ética e Legislação Específica. A outra possuia 70 questões de Conhecimentos Específicos (Atendimento e Conhecimentos Bancários.
Foi aprovado quem não zerou as provas e conseguiu pelo menos 80 pontos na soma dos exames. Na discursiva, o candidato precisava alcançar no mínimo dez pontos.
- O Especialista traz os concursos federais de 2019.Confira!
- Concurso Caixa Econômica: banco diz que avalia novas contratações
"Caixa não será privatizada", diz presidente
No último dia 11 de maio, o presidente Pedro Guimarães voltou a afirmar que a Caixa não será privatizada. A declaração foi dada ao jornal Estado de S. Paulo, após falsas informações terem sido publicadas nas redes sociais.
"A Caixa não será privatizada na atual gestão ", garantiu o presidente.
Desde janeiro, quando assumiu o comando do banco, Pedro Guimarães tem reafirmado que a venda da Caixa está fora dos planos e que sua gestão tem trabalhado para reforçar a governança e os pilares da empresa.
Confira a história de quem chegou lá! 1ª colocada na Caixa em 2014 conta como se preparou![VIDEO id="2946"]
Notícias mais lidas




