- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Caixa Econômica Federal: banco convoca 800 deficientes
Concurso Caixa Econômica Federal: banco convoca 800 deficientes
O concurso Caixa Econômica Federal convoca 800 deficientes até esta sexta-feira, 5.
O concurso Caixa 2014 iniciou a convocação de mais 800 aprovados. Os candidatos que concorriam às vagas destinadas a pessoas com deficiência começarão a receber os telegramas com as orientações sobre as chamadas até esta sexta, 5.
Após serem realizados os exames e a entrega dos documentos para comprovação, a previsão é que os servidores comecem a trabalhar no início do mês de agosto. A convocação dos PCDs visa ao reforço do atendimento, sendo alocados em agências do banco.
Serão contempladas todas as regiões do país, priorizando as cidades do interior. Em junho, o destaque das convocações, com o total de 320 aprovados, também ficou para os PCDs, com 299 chamadas.

(Foto: Divulgação)
Concurso Caixa aprovou mais de 30 mil
O último concurso Caixa aconteceu em 2014. As vagas ofertadas na época foram para os cargos de técnico bancário (nível médio), médico do trabalho e engenheiro (superior). As oportunidades foram todas destinadas a formação de cadastro reserva.
A última seleção da estatal foi uma das maiores do país e possui mais de 30 mil aprovados no cadastro reserva. O concurso Caixa 2014 teve mais de 1 milhão de inscritos e foi organizado pelo Cebraspe.
► Concurso Caixa Econômica: banco diz que avalia novas contratações
Inicialmente, o prazo de validade do concurso era de um ano, podendo ser prorrogado por igual período. Já contando com a prorrogação, o prazo terminaria no dia 16 de junho de 2016 para os técnicos e 26 de junho de 2016 para os médicos e engenheiros.
Contudo, um processo para convocação dos aprovados tramita desde o início de 2016. Na época, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT-DF/TO) ajuizou uma ação para que o banco prorrogasse por tempo indeterminado a validade do concurso. Sendo assim, há mais tempo para convocar aprovados do cadastro de reserva.
Enquanto o processo estiver inacabado, o concurso Caixa 2014 continua válido, o que significa que o banco pode convocar os aprovados.
Caixa afirma que respeitará cota de 5% para PCD
A chamada de 2 mil deficientes aprovados foi anunciada pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e confirmado pelo presidente Jair Bolsonaro, e pelo titular do banco, Pedro Guimarães, ao final de junho.
Em evento voltado para o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), o presidente da Caixa Pedro Guimarães, afirmou que: "é a primeira vez, que eu entenda, que 100% dos contratados serão pessoas com deficiência. A Caixa Econômica é o único banco que não tem os 5% (de funcionários) pela Legislação de pessoas com deficiência. O governo do presidente Bolsonaro vai mudar isso".
Intensifique sua preparação para concursos!
Em maio, a Justiça do Trabalho ordenou a Caixa a cumprir a Lei de Cotas e, para isso, contratar 2.500 pessoas com deficiência, para se adequar à Legislação. A Caixa Econômica Federal confirmou as convocações no seu site.
As convocações, até o momento, exclusivas para pessoas com deficiência foi recebida com surpresa pelos demais candidatos de ampla concorrência.
Procurada pela FOLHA DIRIGIDA, no dia 27 de junho, a Caixa Econômica informou que respeitará o limite legal de 5%, conforme o edital do concurso Caixa 2014.
Segundo a estatal, o edital do concurso de 2014 previu, em seu item 5.1, que "das vagas que vierem a ser oferecidas em cada polo, durante o prazo de validade do concurso, 5% serão providas na forma da Lei nº 7.853/1989 e do Decreto nº 3.298/1999, e suas alterações".
Questionada sobre a chamada dos aprovados em ampla concorrência, a Caixa limitou-se a dizer que:
"Não há informação, neste momento, acerca da quantidade de convocações de candidatos para a ampla concorrência".
Cadastro assegura convocação em concursos? Entenda![VIDEO id="8481"]
Notícias mais lidas




