Concurso Câmara de Juiz de Fora-MG convoca para provas práticas

Saiu a convocação para a prova prática aos candidatos a jornalista do concurso Câmara de Juiz de Fora-MG.

Autor:
Publicado em:09/11/2018 às 15:19
Atualizado em:09/11/2018 às 15:19

A Câmara de Juiz de Fora, em Minas Gerais, convocou os candidatos a jornalista para as provas práticas do concurso. Os nomes dos habilitados para essa etapa foram publicados na quinta-feira, 8, no site da Consulpam, banca organizadora.

As provas práticas serão realizadas no domingo, 11 de novembro, às 8h, no plenário da Câmara. Os convocados deverão apresentar o mesmo documento oficial com foto que foi indicado no ato da inscrição.

Ao todo, 45 concorrentes ao cargo de jornalista realizarão essa fase. Eles terão que gravar um texto em áudio elaborado pela banca examinadora. Os textos serão sorteados no momento da prova. Não haverá chance de leitura prévia.  

Gravação de áudio (Foto: Prefeitura de Toledo-PR)
Na prova prática, candidatos a jornalista deverão gravar textos em áudio
(Foto: Prefeitura de Toledo-PR)

 

O tempo destinado à gravação será de, no máximo, três minutos. Cada candidato terá até três tentativas para realizar a prova e indicará a melhor versão que seguirá para o exame da banca. Haverá um sorteio que definirá a ordem de chamada para avaliação.

• Tenha acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos

O valor total das provas práticas será de 100 pontos, igualmente divididos em 20 pontos para cinco quesitos: clareza, boa dicção, firmeza, interpretação e impostação vocal. Será considerado aprovado o concorrente que obtiver nota igual ou superior a 60 pontos.

Concurso Câmara de Juiz de Fora oferece vagas para área de apoio

A Câmara Municipal de Belo Horizonte, localizada à 283km de Belo Horizonte, realiza concurso com 30 vagas para cargos dos níveis médio, médio/técnico e superior. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade. Os ganhos podem chegar a R$4.725,07. 

A seleção registrou, no total, 22 mil inscritos. As provas objetivas e discursivas, primeira etapa, foram aplicadas no dia 22 de julho. Cerca de 9 mil concorrentes faltaram a aplicação dos exames.

Foi aprovado na objetiva quem teve 60% dos pontos

Ao todo, foram cobradas 50 questões objetivas. Foi considerado aprovado quem obteve aproveitamento de, ao menos, 60% do total de pontos e não recebeu nota zero em qualquer um dos conteúdos da objetiva.

Os candidatos ainda tiveram que elaborar um texto dissertativo sobre um conteúdo de conhecimento específico ao cargo. Já os inscritos a jornalista desenvolveram um texto sobre técnicas jornalísticas de redação. Os textos deveriam ter de 20 a 30 linhas. 

A princípio, foi eliminado do concurso quem não obteve o mínimo de 60% do total dos pontos distribuídos na redação. 

No vídeo abaixo, saiba como funcionam as provas práticas em concursos: [VIDEO id="7838"]

Sumário