Concurso Câmara de Olinda-PE é autorizado e tem cargos revelados

Em Pernambuco, a Câmara de Olinda-PE tem autorização para abrir novo concurso para auxiliar, técnico e analista legislativo

Autor:
Publicado em:23/12/2019 às 12:40
Atualizado em:23/12/2019 às 12:40

O novo concurso para servidores da Câmara de Olinda, a apenas 7 km de Recife, está oficialmente autorizado. O aval, assinado pelo presidente da Casa, Jorge Salustiano de Sousa Moura, teve publicação no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de sexta-feira, 20.

A portaria confirma que a oferta será para os cargos de auxiliar administrativo – guarda legislativo; técnico legislativo nas especialidades Administrativa, Contabilidade e Informática. Além de analista legislativo nas áreas Jurídica, Controladoria Interna e Contabilidade.  

O número total de vagas do concurso Câmara de Olinda-PE ainda não foi divulgado, assim como as escolaridades e salários. A contratação dos aprovados deve ser pelo regime estatutário. Isto é, que garante a estabilidade empregatícia dos novos servidores.

Em outubro, ocorreu o primeiro passo para a realização do concurso. A Casa Legislativa formou a comissão organizadora do edital, cujas atribuições são a organização, acompanhamento e fiscalização das atividades durante toda seleção.

Câmara de Olinda-PE tem autorização para abrir novo concurso
para ingresso de efetivos (Foto: TCE-PE)

 

Também compete ao grupo a elaboração do termo de referência do concurso. Conhecido ainda como projeto básico, esse documento funciona como um espelho para o edital. Ele conta com o quantitativo de vagas, cargos, escolaridades, salários, estrutura de provas e cronograma.

Quando pronto, o termo de referência participa da licitação para escolha da banca organizadora. As instituições recebem o documento para que possam propor seus preços em ficar à frente do concurso Câmara de Olinda-PE.

Geralmente, a que apresenta o melhor valor e atende aos requisitos é contratada. A partir disso, ganha o direito de receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas.

Assine a Folha Dirigida e tenha acesso a materiais exclusivos!
+ Câmara de Olinda-PE anuncia novo concurso e forma comissão

Último concurso Câmara de Olinda-PE foi realizado em 2015

Um dos motivos para um novo concurso Câmara de Olinda-PE é a existência de postos no quadro de servidores efetivos. Dessa forma, a seleção será aberta para preencher tais cargos vagos, tendo em vista que o último concurso ocorreu há quatro anos.

Em 2015, foi publicado o último edital de concurso para ingresso na Câmara Municipal de Olinda, localizada na Região Metropolitana de Recife, capital de Pernambuco. Na época, a oferta foi de 23 vagas para cargos de níveis médio e médio/técnico.

As chances foram divididas entre técnico em contabilidade, agente técnico, agente administrativo e guarda vigilante. Os ganhos eram de R$1.400, exceto para o cargo de guarda vigilante, cujo valor era de R$1.300 para jornada de trabalho de 30 horas por semana.

A seleção registrou o total de 6.259 inscritos. A carreira de agente técnico foi destaque, com 3.247 concorrentes para apenas 14 vagas disponíveis. ​ A Consulplan foi a banca organizadora. Todos os candidatos do concurso foram avaliados por etapa única: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.

Os exames foram compostos por 40 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de Português, Raciocínio Lógico e Conhecimentos Gerais e Específicos. Para ser aprovado, foi preciso obter o mínimo de 50% do total de pontos.

A seleção ficou válida por dois anos, cabendo prorrogação por mais dois. Durante esse tempo, a Casa pôde convocar aprovados para suprir a carência deixada pela aposentadoria de servidores, mortes, exonerações ou desligamentos em geral.

Sumário