- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso CGU: pedido é ajustado para atender regras de autorização
Concurso CGU: pedido é ajustado para atender regras de autorização
A Controladoria-Geral da União luta pela autorização de um novo concurso. Confira a recomendação do Ministério da Economia ao órgão.
O pedido do concurso CGU teve novas movimentações no Ministério da Economia. A reportagem da FOLHA DIRIGIDA entrou em contato com a Controladoria-Geral da União para saber sobre a origem do ofício expedido pela pasta ao órgão.
As últimas novidades no pedido foram nos dias 9, 10 e 11 de abril, quando a CGU recebeu o ofício nº 24206/2019/DICOP-SGP/MP, de 08/04/2019. A Assessoria de Imprensa da Controladoria garante que não houve arquivamento do processo.
Segundo informado, o documento pede que a CGU ajuste o pedido de autorização para realização de concurso ao disposto no Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019. O decreto estabelece medidas de eficiência para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, além das normas sobre concursos e traz o Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal.
• Defensor de concurso, Wagner Rosário é mantido por Bolsonaro na CGU
Recentemente, FOLHA DIRIGIDA também questionou à CGU quanto a realização de um novo pedido, em 2019. Sobre isso, o órgão respondeu que o assunto ainda está em fase de estudos, e não é possível estimar previsão de envio, tampouco detalhes.
Quanto ao envio de um novo pedido em 2019, informa-se que o assunto ainda está em estudo na CGU e que não há previsão de cargos e de quantitativos de vagas.
Entre os dias 25 e 26 de março, o pedido tramitou por setores como Secretaria de Gestão de Pessoas e Divisão de Concursos. A CGU informou que não recebeu até o momento nenhum parecer sobre esse pedido por parte do Ministério da Economia.
• Concurso CGU: pedido avança, mas autorização segue indefinida

(Foto:CGU)
CGU pede concurso para o cargo de auditor
O pedido enviado pela Controladoria-Geral da União ao antigo Planejamento é destinado ao cargo de auditor federal de finanças e controle. Foram solicitadas 650 vagas (antes eram 620) para concorrentes com nível superior.
A carreira de auditor da CGU proporciona remuneração inicial de R$15.461,70, já somada com o auxílio-alimentação de R$458.
O órgão vê um novo concurso como emergencial, pois já soma 1.338 cargos de auditor federal vagos. As maiores necessidades de pessoal são nas Controladorias Regionais da União (CRUs). Estes números do déficit foram confirmados em novembro de 2017 pelo ministro da CGR, Wagner Rosário, em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA.
"O diagnóstico demonstra carência de pessoal em diversas unidades regionais, especialmente nos estados da Região Norte. Antes de definir os moldes do eventual concurso público, é necessário que haja autorização do Ministério do Planejamento. Depois de autorizada a realização, a CGU definirá o melhor modelo para atender as áreas e unidades regionais de maior carência e urgência", disse.
• Concurso CGU: sindicato exige mais empenho do ministro por edital
O último concurso da CGU foi realizado em 2012, quando foram ofertadas 250 vagas para os 26 estados mais o Distrito Federal. A banca responsável foi a Esaf, avaliando os candidatos por meio de provas objetiva, discursiva e investigação social, além do curso de formação.
O edital contemplou áreas como Auditoria e Fiscalização (Geral e Infraestrutura), Tecnologia da Informação, Correição e Comunicação Social, concorrendo graduados nas especialidades. Como esperado, o destaque ficou por conta da área Administrativa, para graduados em qualquer curso. [VIDEO id="8717"]
Notícias mais lidas




