Concurso CLDF para uma das áreas de técnico legislativo é suspenso

Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, a CLDF confirmou que o concurso para técnico legislativo, categoria fotógrafo, está suspenso.

Autor:
Publicado em:29/03/2019 às 13:45
Atualizado em:29/03/2019 às 13:45

Por determinação judicial, o concurso para técnico legislativo, categoria fotógrafo, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) está temporariamente suspenso. A decisão ocorrerá até o julgamento do recurso. Os dados foram confirmados nesta sexta-feira, 29, pela Assessoria de Imprensa do órgão.

Dessa forma, a Casa não poderá realizar nomeação e posse para esse cargo. Para as demais funções, o concurso está mantido. Candidatos a carreira de fotógrafo se sentiram lesados na aplicação da prova prática do concurso CLDF, em dezembro de 2018.

Por isso, fizeram denúncias no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Tribunal de Contas (TC-DF) e Procuradoria-Geral (PGDF). Dos 735 concorrentes a técnico legislativo – fotógrafo, 20 foram convocados para as provas práticas.

Um deles contou ao jornal Metrópoles que a Fundação Carlos Chagas (FCC), banca organizadora, não verificou se o programa de edição, durante a prova, comportava qualquer formato de arquivo. “Algumas pessoas fotografaram em JPEG. Outros, em RAW. Mas, o computador só abria o formato JPEG”, disse a concorrente.

CLDF realiza concurso para diversos cargos (Foto: Bruna Somma)

 

Os fiscais, então, teriam deixado que os candidatos produzissem novamente as fotos no formato aceito pelo programa. O que, na visão de alguns, pode ter beneficiado os participantes por estarem mais calmos e já conhecerem o equipamento e locais a serem fotografados.

Em nota, a CLDF informou à FOLHA DIRIGIDA que já encaminhou as respostas formais aos órgãos solicitados.

“Coube à Câmara Legislativa o pedido formal de esclarecimentos à empresa contratada para a realização do concurso público, a Fundação Carlos Chagas. Tais esclarecimentos foram encaminhados ao MPDFT, ao TCDF e à Procuradoria-Geral do DF”.

A Comissão responsável pelo concurso recomendou que todos os “candidatos ao cargo de Técnico Legislativo, categoria Fotógrafo, que participaram desta etapa do concurso, devem aguardar a decisão de mérito”.

Concurso CLDF: divulgado resultado definitivo da prova discursiva

Nesta sexta-feira, 29, foi divulgado o resultado definitivo da prova discursiva para o cargo de procurador legislativo. As notas podem ser conferidas pelo site da FCC, banca organizadora do concurso CLDF.

Há poucos dias, também foi publicado o resultado final para técnico legislativo, técnico de arquivo e biblioteca e secretário.

Nesse concurso, a Câmara Legislativa do Distrito Federal oferece 86 vagas, sendo 30 para a carreira de técnico legislativo. As oportunidades foram distribuídas em dois editais. 

O primeiro trouxe oferta para os cargos de técnico legislativo sem especialidade (20 vagas) e para as áreas dede Arquivo e Biblioteca (uma), Secretário (uma), Fotógrafo (uma), Enfermagem (duas), Manutenção e Operação de Equipamentos Audiovisuais (duas).  O segundo listava três oportunidades para a função de agente de polícia legislativa.

As remunerações dos servidores variam de R$10.650 a R$15.879, dependendo da função a ser exercida. Em todas as carreiras a carga de trabalho será de 30 horas por semana. Foram recebidas quase 100 mil inscrições na seleção.

No vídeo abaixo, entenda como funcionam as suspensões em concursos públicos: [VIDEO id="7935"]

Sumário