- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso CNPq: órgão solicita 192 vagas ao Ministério da Economia
Concurso CNPq: órgão solicita 192 vagas ao Ministério da Economia
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) solicita concurso ao Ministério da Economia, com 192 vagas de analista.
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) enviou ao Ministério da Economia, no dia 30 de maio, um novo pedido de concurso público. De acordo com o órgão, foram solicitadas192 vagas para a carreira de analista em Ciência e Tecnologia (C&T).
A exigência para o cargo é o nível superior completo, em qualquer área de formação. Com a solicitação enviada ao ministério, o CNPq agora uma resposta positiva para dar continuidado ao novo concurso.
Caso o Ministério da Economia autorize o novo concurso CNPq, o órgão poderá formar sua comissão organizadora, que irá elaborar o projeto básico do edital, definir a banca organizadora e, assim, publicar o edital da seleção. Confira aqui os 13 passoas que dererão ser tomados para a realização do concurso!
Os órgãos federais tiveram até ao último dia 31 de maio, para encaminhar ao Governo Federal os pedidos de concurso público para o ano de 2020. O Ministério da Economia recebeu as solicitações e avaliará as demandas. Caberá à pasta autorizar ou não as seleções.
Até maio, 13 órgãos já tinham confirmado o envio do pedido, totalizando 18.338 vagas. Com o CNPq, o número passa para 18.530 A relação de pedidos será avaliada pelo governo, que concederá autorizações de acordo com as suas prioridades e verbas disponíveis.

Último concurso CNPq ocorreu em 2010
O último concurso do CNPq ocorreu em 2010, com a organização do Cebraspe. Na época, foram oferecidas 95 vagas, sendo 46 para analistas em Ciência e Tecnologia e 49 para assistentes, sendo este último de nível médio.
Os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e discursivas. Os exames ocorreram no dia 10 de abril de 2011. Os candidatos tiveram até quatro horas e meia para concluírem ambas as avaliações.
A prova objetiva teve 120 questões, entre Língua Portuguesa, Noções de Informática e Atualidades, todos os cargos, e Inglês e Espanhol, para os analistas. Todos os concorrentes também responderam a perguntas Específicas de cada carreira.
Estude para o concurso CNPq 2019
Para ser aprovado nesta etapa, foi preciso ter nota igual ou superior a dez pontos em Conhecimentos Básicos, nota igual ou superior a 21 pontos em Conhecimentos Específicos e não ter nota inferior a 36 pontos no conjunto das provas. Os aprovados nas duas avaliações, no cargo de analista, ainda realizaram uma prova de títulos.
O concurso CNPq de 2010 tinha validade de um ano, podendo ser prorrogado. Os aprovados na seleção receberam salários de R$4.549,63 (analistas) e R$2.504,68 (assistentes).
Prepare-se para o concurso CNPq
Com pedido para um novo concurso, os interessados na seleção do CNPq já podem iniciar os estudos. Para isso, FOLHA DIRIGIDA separou algumas dicas. Confira!
[VIDEO id="8443"]
Notícias mais lidas




