- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Curitiba-PR: secretário garante convocações em 2019
Concurso Curitiba-PR: secretário garante convocações em 2019
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o secretário de Recursos Humanos de Curitiba falou sobre as primeiras convocações do concurso.
A partir de 19 de fevereiro, a Prefeitura de Curitiba começa a receber inscrições em seu novo concurso público. São oferecidas 139 vagas para cargos dos níveis médio e superior. De acordo com o secretário de Recursos Humanos da capital paranaense, Alexandre Jarschel de Oliveira, as contratações dos aprovados serão ainda este ano.
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA na quarta-feira, 13, ele revelou que as primeiras convocações de aprovados devem ocorrer em 2019. A prefeitura pretende homologar todos os editais em setembro. Logo depois, as primeiras chamadas serão iniciadas.
“Ambos os grupos de editais estão previstos para homologação no final de setembro. Feito isso, até o final do ano começam as convocações”, garantiu o secretário.
Oliveira também explicou que as convocações serão feitas de forma escalonada. Após a homologação, o setor de Recursos Humanos elaborará um cronograma de chamadas de aprovados, que será seguido no decorrer da validade do concurso.
Questionado qual será o mês do início das convocações, o secretário respondeu: “Depende de algumas questões, mas, provavelmente, logo que passar setembro. Em outubro, por aí, a gente deve começar as convocações”.
(Foto: Cesar Brustolin/SMCS)
Segundo Alexandre de Oliveira, o concurso Curitiba-PR tem como objetivo preencher as 139 vagas deixadas por aposentadorias, falecimentos e exonerações que ocorreram nos últimos anos.
“Nós buscamos a renovação do quadro. Isso só foi possível mediante o programa de Recuperação Fiscal de Curitiba, em que nós pudemos equilibrar as finanças do município para que ocorressem essas contratações”, destacou.
‘Cerca de 2.800 servidores já têm direito a aposentadoria’, diz secretário
O secretário de Recursos Humanos de Curitiba abriu a possibilidade de chamar mais aprovados além das 139 vagas. Apenas nos anos em que o concurso estiver válido, 2.800 servidores municipais terão condições de se aposentar.
Desta forma, a prefeitura teria que chamar aprovados além das vagas iniciais para suprir o déficit.
“De acordo com o Instituto De Previdência Dos Servidores Do Município De Curitiba (IPMC), cerca de 2.800 servidores terão, nesse período, o direito para aposentadoria. Isso não quer dizer que todos venham a se aposentar. Depende de uma série de situações, entre elas a orçamentária”.
O concurso Curitiba-PR terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. Durante esse prazo, chamadas extras poderão ser feitas. Mas, segundo o secretário, será necessário consultar as necessidades de servidores e também o orçamento do município.
As 139 vagas imediatas, por exemplo, já contam com verba garantida e serão todas preenchidas. Desde o início da gestão, a atual prefeitura de Curitiba já contratou 1.449 profissionais.
“Veja que nós aproveitamos bancos de cadastros de outros concursos realizados e chamamos profissionais que, hoje, atuam na prefeitura de Curitiba desses concursos”, comentou Alexandre de Oliveira.
Prefeitura de Curitiba oferece uma série de benefícios aos servidores
Além dos salários que chegam a R$8.877,58. (para auditor fiscal de tributos municipais), a Prefeitura de Curitiba oferece uma série de benefícios aos servidores. O secretário destacou quais são eles:
- Os cargos de nível superior recebem gratificação de responsabilidade técnica de 30% sob os vencimentos;
- Plano de saúde;
- Plano de previdência complementar (CuritibaPrev);
- Vale-alimentação (concedido em algumas carreiras, conforme a previsão em lei e faixa salarial).
Além disso, é possível ter progressão salarial. “Dentro das carreiras que existem as previsões legais”, ressaltou Oliveira.
Para aqueles interessados no concurso, o secretário deixa a seguinte mensagem: “trabalhar para Prefeitura de Curitiba é algo que fazemos com muita alegria. Temos orgulho da nossa cidade. Tudo que fazemos é porque temos servidores comprometidos, engajados e que apoiam os projetos da cidade em todas as áreas”.
Concurso Curitiba-PR tem oito editais publicados com 139 vagas
O concurso para Prefeitura de Curitiba tem oito editais publicados. Os quatro primeiros têm oferta de 62 vagas. Nesse caso, as inscrições serão realizadas de 19 de fevereiro a 21 de março, pelo site da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que organiza a seleção. As provas estão previstas para o dia 28 de abril.
Já os últimos quatro editais trazem a oferta de 77 vagas. Para elas, as inscrições serão abertas só no dia 22 de fevereiro. Os cadastros poderão ser feitos até 24 de março, também pelo portal da UFPR. As provas objetivas para esses cargos estão marcadas para 5 de maio.
No vídeo abaixo, entenda como funciona a ordem de classificação em concursos: [VIDEO id="7842"]
Notícias mais lidas




