- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Detran AL: Ministério Público recomenda edital para efetivos
Concurso Detran AL: Ministério Público recomenda edital para efetivos
Com acúmulo de funcionários terceirizados e temporários, Ministério Público recomenda novo concurso Detran AL para efetivos.
Há 20 anos sem realizar concursos, o Departamento de Trânsito de Alagoas pode ter novo edital em 2021. O Ministério Público do Estado, por meio da 17ª Promotoria de Justiça da Fazenda Estadual, recomendou a realização do concurso Detran AL.
O objetivo é reduzir a contratação de funcionários terceirizados ou admitidos irregularmente. A recomendação foi protocolada na segunda-feira, 25, pelo promotor Coaracy Fonseca.
De acordo com a Promotoria, no dia 22 de janeiro de 2021, teve andamento um ato administrativo criando o emprego de ‘auxiliar administrativo’. “Ao todo são 138 precarizados a serem contratados à revelia do concurso público”, destaca um trecho do documento.
Para acesso ao referido cargo, as exigências são: ensino médio completo; curso básico de qualificação de até 200 horas/aula e um a dois anos de experiência funcional.
O promotor Coaracy Fonseca diz que, de um quadro fixado por lei com 400 cargos, existem mais de 140 vagas abertas em diversas áreas.

(Foto: Lays Peixoto/Agência Alagoas)
Nesse quantitativo não foram citados, por exemplo, os servidores que estão em transição para a aposentadoria. O que aumentaria o número de vacâncias.
“A política de contratação do DETRAN AL ofende sobremaneira o art. 37, II, da CF/88, assim como os princípios gerais norteadores da Administração Pública, notadamente os da legalidade, igualdade, impessoalidade, eficiência e, sobretudo, o da moralidade administrativa”, diz o promotor.
Ele completa: “a admissão de pessoal em empregos terceirizados, existindo cargos efetivos no quadro funcional, sem o pertinente concurso é absolutamente inconstitucional e nula”.
A Justiça de Alagoas ainda não se pronunciou sobre a recomendação para o próximo concurso Detran AL. O Departamento de Trânsito tem dez dias úteis para informar sobre o acatamento da presente recomendação e as medidas previstas para o seu cumprimento.
Em resposta à Folha Dirigida, o Detran AL informou que aguarda aval do governo para realização do novo concurso. Confira a nota na íntegra:
"O Departamento Estadual de Trânsito do Estado de Alagoas (Detran/AL) informa que, no que diz respeito à realização de concurso público para os cargos de assistente de trânsito e analista de trânsito, está aguardando análise governamental, que leva em conta os impactos financeiros nas contas públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
O Detran/AL reforça que está à disposição do Ministério Público e aguarda a intimação judicial para fornecer todas as informações técnicas solicitadas, como sempre fez, pois compreende a importância dos órgãos de controle dos atos administrativos da esfera pública".
Resumo Concurso Detran AL
- Órgão: Detran de Alagoas
- Vagas: a definir
- Cargos: não revelados
- Status: aguardando autorização
Concurso Detran AL teve preparativos iniciados em 2018
Em junho de 2018, foi publicado um processo referente à abertura de concurso público para o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas. Na época, o documento foi para despachado ao Gabinete Civil para as providências cabíveis.
O que aumentou a expectativa pelo novo edital. Porém, os trâmites para o concurso não registram andamento há mais de anos.
Em 2018, o então presidente do Sindicato dos Servidores do Detran, Roberto Martins, destacou que o Departamento precisava, em caráter de urgência, de 140 novos servidores.
Você sabia que a Folha Dirigida também tem cursos preparatórios? A Folha Cursos traz videoaulas exclusivas, apostilas e questões comentadas para te ajudar no caminho até a aprovação.
Conheça os cursos e comece já seus estudos!
Concursos Alagoas 2021 têm mais de 4 mil vagas autorizadas
O governador de Alagoas, Renan Filho, autorizou a realização de cinco concursos em 2021. Ao todo, serão abertas 4.745 vagas. Os editais devem ser publicados entre abril e junho.
Conforme informado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), serão 1.060 vagas para o concurso PM AL, sendo mil para soldado e 60 para oficial combatente.
Enquanto para o Corpo de Bombeiros serão 170 vagas, das quais 150 para soldado e 20 para oficial combatente. Para as duas corporações, a escolaridade exigida será o nível médio completo, tanto para soldado quanto para oficial.
Na Secretaria de Educação a oferta será de 3 mil vagas para o cargo de professor. Já o concurso para a Polícia Civil destinará 500 vagas, sendo 368 para o cargo de agente e 132 para escrivão.
Por fim, a PGE AL oferecerá 15 vagas para o cargo de procurador do estado. Nestes três últimos concursos, o nível de escolaridade exigido será o superior completo.
Notícias mais lidas




