- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Diplomata 2018 tem resultado final das provas publicado
Concurso Diplomata 2018 tem resultado final das provas publicado
O resultado final do concurso Diplomata foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17. Confira as notas definitivas!
O Ministério das Relações Exteriores divulgou o resultado final do concurso com 26 vagas para diplomatas. As notas definitivas saíram no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 17 de dezembro. Os aprovados foram ordenados de acordo com a soma dos pontos que obtiveram nas etapas da seleção.
O MRE também publicou o resultado final da perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência e a classificação definitiva do procedimento de heteroidentificação dos que se autodeclararam negros.
Ao todo, foram 46 classificados na lista de ampla concorrência do concurso Diplomata, três deficientes e 11 negros. O próximo passo será a homologação do resultado final. Somente após essa formalização, os primeiros colocados poderão ser convocados para as aulas do curso no Instituto Rio Branco, em Brasília.

(Foto: Instituto Rio Branco)
Em entrevista à FOLHA DIRIGIDA, o então diretor-geral do IRB, José Estanislau do Amaral, explicou que o objetivo do curso é aprofundar conhecimentos em política internacional, economia e línguas estrangeiras. No período de um ano, os aprovados no concurso serão preparados para atuação no exterior.
"Durante o curso, os alunos estarão submetidos a exames, notas e leituras obrigatórias. Nesse período, eles já recebem a remuneração especificada em edital", detalhou Estanislau.
O prazo de validade do concurso será de 90 dias. O Ministério das Relações Exteriores tem o costume de realizar seleções anuais para diplomacia.
Concurso Diplomata registrou mais de 5 mil inscritos
O concurso Diplomata registrou, no total, 5.294 inscrições. O edital para carreira foi publicado em junho deste ano. Para concorrer foi necessário ter nível superior em qualquer área. A remuneração inicial é de R$18.517,83, já incluído o auxílio-alimentação de R$458.
A seleção com 26 vagas para diplomacia foi composta por três fases. As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, foram as primeiras etapas.
Os exames foram realizados em dois horários. Durante o turno da manhã, cerca de 1.122 candidatos não compareceram, o que representou 21,2% de abstenção.
Já no período da tarde, foram aproximadamente 1.201 faltosos, o que representa 22,7% de não comparecimento.
No vídeo abaixo, entenda como funciona a ordem de convocação em concursos públicos: [VIDEO id="6314"]
Notícias mais lidas




