Concurso Diplomata registra mais de 5 mil candidatos

Mais de 5 mil pessoas se inscreveram para o concurso Diplomata, cujas provas objetivas serão aplicadas no domingo, 26 de agosto.

Autor:
Publicado em:24/08/2018 às 14:20
Atualizado em:24/08/2018 às 14:20

O concurso Diplomata teve, ao todo, 5.294 inscrições. De acordo com dados divulgados pelo Cebraspe – banca organizadora – a demanda é de 203 concorrentes por vaga. O Ministério das Relações Exteriores oferece, neste concurso, 26 oportunidades para ingresso na carreira diplomática.

Para se candidatar foi preciso ter nível superior em qualquer área. A remuneração é de R$18.517,83, já incluído o auxílio-alimentação de R$458. As provas objetivas, primeira etapa do concurso Diplomata, estão previstas para serem realizadas no domingo, 26 de agosto.

Provas objetivas do concurso Diplomata serão aplicadas no domingo,
26 de agosto (Foto: Agência Minas)

 

Os locais de aplicação dos exames já podem ser verificados pelo site do Cebraspe. A consulta ocorre de maneira individual, mediante apresentação do número do CPF. As provas objetivas serão realizadas, em dois períodos, nos 26 estados e no Distrito Federal.

Portões serão abertos com uma hora de antecedência

O primeiro horário de aplicação das provas será às 9h30 e o segundo, às 15h. Em ambos os períodos, os exames terão duração de três horas. A orientação da banca organizadora é chegar ao local de prova com uma hora de antecedência. Na parte da manhã, por exemplo, os portões serão abertos às 8h30.

A dica é que candidatos planejem antes a melhor forma de chegar aos locais de prova. Isso porque aos domingos, a circulação de trens, ônibus e metrô ocorre em menor quantidade e com intervalos maiores.

⇒ O que levar para as provas objetivas do concurso Diplomata? De acordo com o edital, os concorrentes deverão portar, no dia 26 de agosto, um documento de identidade original, caneta esferográfica de tinta preta – fabricada em material transparente – e comprovante de inscrição.

♦ Atenção! As embalagens de água, biscoito ou quaisquer alimentos devem ser transparentes. O concurso Diplomata não permite, durante a prova, o uso de aparelhos eletrônicos, relógios, lápis, lapiseira, borracha.

⇒ Quando serão divulgados os gabaritos? O candidato só poderá levar o caderno de questões das provas objetivas do concurso Diplomata nos últimos 15 minutos antes do término da aplicação. Os gabaritos serão divulgados na terça-feira, 28 de agosto, pelo portal da banca organizadora.

Provas do concurso Diplomata terão 73 questões objetivas

O concurso para ingresso na carreira diplomática terá provas objetivas compostas por 73 questões. As disciplinas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • Língua Portuguesa (10 questões);
  • Língua Inglesa (9 questões);
  • História do Brasil (11 questões);
  • História Mundial (11 questões);
  • Política Internacional (12 questões);
  • Geografia (6 questões);
  • Noções de Economia (8 questões);
  • Noções de Direito e Direito Internacional Público (6 questões).

A disciplina com maior peso nas notas das provas objetivas será Política Internacional, que valerá até 12 pontos. Serão os eliminados os candidatos que obtiverem nota final inferior a 29,25 pontos e que não estejam entre os 260 melhores classificados, sendo 195 de ampla concorrência, 52 negros e 13 pessoas com deficiência.

Classificados ainda realizarão provas escritas em setembro

Os candidatos classificados na objetiva ainda serão submetidos a provas escritas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, segunda etapa do concurso Diplomata. A avaliação será realizada no dia 22 de setembro, com início às 14h. A prova terá duração de cinco horas e será composta por redação e exercícios de cada disciplina. 

O concurso ainda contará com provas escritas de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, Língua Espanhola e Língua Francesa. As provas serão realizadas nos dias 28, 29 e 30 de setembro.

A previsão é que o resultado final do concurso Diplomata seja divulgado no dia 21 de dezembro. A seleção terá validade de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período. Os aprovados ainda realizarão curso de formação de diplomatas no Instituto Rio Branco, em Brasília. 

Antes de começar a estudar, 
não deixe de ler este e-book!

Guia Indispensável de Estudos para Concursos

No vídeo abaixo, veja dicas para as provas de Português do concurso Diplomata: [VIDEO id="7353"]

Sumário