Concurso DMAE de Uberlândia-MG: Câmara aprova criação de 50 cargos

Nesta quarta-feira, 14, a Câmara de Uberlândia aprovou o projeto de lei que cria 50 cargos a serem preenchidos pelo concurso DMAE.

Autor:
Publicado em:14/08/2019 às 14:39
Atualizado em:14/08/2019 às 14:39

A Câmara de Uberlândia, em Minas Gerais, aprovou o projeto de lei que permite a criação de 50 cargos para o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE). A votação ocorreu nesta quarta-feira, 14. Esse é um passo importante para a abertura do novo concurso DMAE, que já tem banca organizadora contratada.

A Assessoria de Imprensa da autarquia informou à FOLHA DIRIGIDA que entre os cargos criados, há dez de engenheiro civil, dez de técnico do meio ambiente e 30 de agente comercial. Além dessas carreiras, o edital do concurso contará com outras vagas provenientes de aposentadorias e desligamentos do Departamento. 

O projeto de lei para criação dos cargos segue, agora, para sanção do prefeito de Uberlândia. Depois, o edital poderá ser elaborado para publicação. A autarquia estima que isso ocorra entre agosto e setembro. 

Enviado pelo Executivo, o projeto de lei e a abertura do concurso DMAE de Uberlândia-MG são justificados pelo lançamento de novos equipamentos para população e aumento dos serviços realizados pelo departamento. Os contratos serão pelo regime estatutário, que garante a estabilidade dos servidores. .

DMAE Uberlândia-MG prepara concurso para contratação de 
novos servidores (Foto: Divulgação)

 

A seleção já tem banca organizadora contratada. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) será a responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Município, foram solicitados orçamentos de três bancas organizadoras: Fundep, Fundação Carlos Chagas (FCC) e Fundação Cesgranrio. Sendo que a primeira demonstrou interesse no encaminhamento de sua proposta financeira. A expectativa é que o concurso reúna cerca de 10 mil inscritos.

+ Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida com materiais exclusivos!
+ DMAE de Uberlândia-MG contrata banca organizadora de novo concurso

DMAE de Uberlândia não abre novos concursos há cinco anos

Em 2014, foi publicado o último edital de concurso para o Departamento Municipal de Água e Esgoto de Uberlândia. O término da validade da seleção foi uma das justificativas na dispensa de licitação para contratar a banca do novo processo.

Isso porque foi identificado aumento no número de vagas disponíveis decorrentes de falecimentos, aposentadorias, exonerações. Além da abertura de novos postos de trabalho. Em abril de 2020, por exemplo, está prevista a entrega da estação de captação de água Capim Branco.

Quer materiais de preparação para concursos?

Os novos servidores também deverão ser lotados nessa unidade. O concurso de 2014 teve a oferta de 105 vagas para todos os níveis de escolaridade. Para o nível fundamental incompleto, foram 50 oportunidades de agente técnico operacional.

Já no fundamental completo, as chances foram para motorista, operador de máquinas automotivas e técnico de operações (encanador). Para o médio, vagas apenas para agente comercial.

Os graduados, por sua vez, puderam concorrer as carreiras de advogado, engenheiro civil, engenheiro mecânico. Os salários, na época, variavam de R$1.162,40 a R$3.270 para 40 horas de trabalho por semana.

A banca foi a Reis e Reis Auditores Associados, que aplicou provas objetivas, discursivas, práticas, físicas e de títulos. 

A Prefeitura de Uberlândia, localizada a 537 km de Belo Horizonte, também está com concurso aberto. O edital traz a oferta de 1.778 vagas efetivas para todos os níveis. Os interessados poderão se inscrever de 9 de setembro a 11 de outubro no site da Fundep, organizadora.

Saiba como estudar antes da publicação do edital: [VIDEO id="7157"]

Sumário