Concurso DMAE Uberlândia-MG: prefeito sanciona criação de 50 cargos

O Plano de Carreira do DMAE de Uberlândia, que cria 50 cargos efetivos por concurso, foi sancionado pelo prefeito Odelmo Leão.

Autor:
Publicado em:02/09/2019 às 15:25
Atualizado em:02/09/2019 às 15:25

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, sancionou o Plano de Carreira dos Servidores Públicos do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), na última semana de agosto. O regimento cria 50 novos cargos efetivos por meio de concurso público.

O município já confirmou que as vagas serão preenchidas em um novo concurso para o DMAE de Uberlândia, em Minas Gerais. A aprovação do Plano de Carreira era um dos entraves para o edital, que deve ser publicado em setembro.

Por consequência do aumento nas demandas de saneamento, foram criadas 50 novas vagas efetivas. Ao todo, são dez cargos para provimento por engenheiros civis, dez para técnicos de Meio Ambiente e 30 para agentes comerciais (também conhecidos como leituristas).

As vagas de engenheiro visam suprir, em sua maioria, as necessidades do Sistema Capim Branco. Já os técnicos de Meio Ambiente reforçarão o Programa de Recebimento e Monitoramento de Efluentes (Premend) e os setores da Coleta Seletiva e Drenagem Pluvial, auxiliando na fiscalização.

DMAE prepara novo concurso público, cujo edital deve ser publicado
este ano (Foto: Divulgação)

 

Por sua vez, o preenchimento dos cargos de agente comercial (leiturista) atenderá a demanda proveniente do crescimento de Uberlândia. A criação dos novos cargos foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município no dia 14 de agosto.

A oferta do concurso DMAE poderá ser ainda maior, em função das aposentadorias, mortes, exonerações e desligamentos em geral de carreiras já existentes no quatro do Departamento. A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), por exemplo, já foi contratada como banca organizadora.

Ela será a responsável por receber as inscrições do concurso e aplicar as etapas de seleção, como provas objetivas. A expectativa é que o concurso reúna cerca de 10 mil inscritos.

+ Tenha acesso a assinatura Folha Dirigida com materiais exclusivos!
+ DMAE de Uberlândia-MG contrata banca organizadora de novo concurso

Último concurso DMAE de Uberlândia-MG ocorreu há cinco anos

O Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia não realiza concursos desde 2014. O término da validade dessa seleção foi uma das justificativas na dispensa de licitação para contratar a banca organizadora do novo concurso.

Isso porque a prefeitura identificou aumento no número de vagas disponíveis decorrentes de falecimentos, aposentadorias, exonerações. Assim como a abertura de novos postos de trabalho. Em abril de 2020, por exemplo, está prevista a entrega da estação de captação de água Capim Branco.

O edital do concurso de 2014 trouxe a oferta de 105 vagas para todos os níveis de escolaridade. Para o nível fundamental incompleto, foram 50 chances de agente técnico operacional.

Já no fundamental completo, as oportunidades foram para motorista, operador de máquinas automotivas e técnico de operações (encanador). Para o médio, as vagas eram somente para agente comercial.

Os graduados, por sua vez, puderam se inscrever para as carreiras de advogado, engenheiro civil, engenheiro mecânico. Os salários, na época, variavam de R$1.162,40 a R$3.270 para 40 horas de trabalho por semana.

A banca foi a Reis e Reis Auditores Associados, que aplicou provas objetivas, discursivas, práticas, físicas e de títulos.

A Prefeitura de Uberlândia, localizada a 537 km de Belo Horizonte, também está com concurso aberto. O edital traz a oferta de 1.778 vagas efetivas para todos os níveis. Os interessados poderão se inscrever de 9 de setembro a 11 de outubro no site da Fundep, organizadora.

Sumário