- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso do Instituto Ambiental do Paraná é autorizado com 151 vagas
Concurso do Instituto Ambiental do Paraná é autorizado com 151 vagas
Após ser autorizado em 2018, o concurso do Instituto Ambiental do Paraná foi novamente autorizado, mas agora pelo atual governo.
O concurso do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi novamente autorizado. O primeiro aval, concedido em 2018, ocorreu durante a gestão de Cida Borghetti. No entanto, a seleção teve uma nova autorização, por parte do atual governador Carlos Massa Ratinho Junior, na última sexta-feira, 30, conforme publicação no Diário Oficial.
De acordo com o despacho do governador, o IAP-PR está autorizado a realizar novo concurso com 151 vagas. Desse total, 104 oportunidades serão para a carreira de agente profissional e 47 para agente de execução.
A nova autorização possui nove vagas a menos do que o aval de 2018, com 160 vagas. Em contato com a FOLHA DIRIGIDA, em março, o órgão justificou que a demora na seleção ocorreu devido à reforma administrativa, que fundiu o IAP-PR ao Instituto de Cartografia e Geologia do Paraná e ao Instituto das Águas.
(Foto: IAP-PR)
Em 2018, o IAP informou que o concurso poderá contemplar as carreiras de agente de execução (nível médio) e agente profissional (nível superior). As funções incluem diversas especialidades.
Entre os cargos previstos estão: administrador, analista de sistemas, biólogo, bioquímico, contador, engenheiro (químico, civil, floresta, ambiental e agrônomo), geólogo, médico, veterinário, químico, economista, psicólogo, sociólogo e técnicos administrativo e em contabilidade.
De acordo com a última tabela vigente e disponível no Portal do Servidor do Paraná, atualizada em 2016, os salários iniciais para as carreiras eram de R$1.523,85 (agente de execução) e R$9.432,57 (agente profissional).
Vale lembrar que o concurso IAP-PR está previsto na nova gestão. Em julho, durante uma coletiva de imprensa, Carlos Massa Ratinho Junior anunciou que o governo realizará novas seleções públicas, gerando cerca de 6 mil novas vagas, incluindo o Instituto Ambiental do Paraná.
Últimos servidores ingressaram em 1990
O IAP foi criado a partir de uma fusão entre a Superintendência dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Surehma) e o Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF). Os últimos servidores aprovados em um concurso ingressaram em 1990, na seleção do ITCF, realizada antes da criação do órgão em 1992.
Durante esse período, o quadro de servidores do IAP reduziu de 1.178 funcionários para 520 no início de 2018. Desse total, 95% têm idade entre 41 e 70 anos.
Em 2018, o IAP informou que 108 servidores já recebiam do Governo do Estado o abono permanência — quando o servidor continua trabalhando mesmo tendo tempo e idade para se aposentar.
♦Confira 10 dicas para passar em concursos públicos♦
Em dezembro de 2017, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Paraná (Senge-PR) já alertava sobre a queda nas atividades do IAP, com a falta de servidores no quadro do órgão.
Entre as atribuições do IAP estão: licenciamentos de hidrelétricas, rodovias e cemitérios; fiscalização da destinação final dos resíduos sólidos; controle e fiscalização do transporte de destinação de produtos tóxicos e perigosos; entre outras.
Notícias mais lidas




