Concurso DP-DF divulga novas datas do cronograma retificado

A Defensoria Pública do Distrito Federal retificou o seu edital e divulga novas datas do cronograma. Confira!

Autor:
Publicado em:18/06/2019 às 13:07
Atualizado em:18/06/2019 às 13:07

A Defensoria Pública do Distrito Federal divulgou mais uma data de seu novo cronograma após ter retificado o edital do concurso DP-DF. Foram informadas as datas para pedidos de recursos contra a prova objetiva, que também será realizada em nova data.

De acordo com o que foi publicado no Diário Oficial do DF nesta terça-feira, 18, os candidatos que desejarem entrar com pedido de recursos contra o resultado provisório da prova objetiva deverão realizá-lo pela internet, no site do Cebraspe, o organizador.

Os pedidos serão aceitos no prazo provável das 9h do dia 13 de agosto até as 18h do dia 26, desse mesmo mês. As solicitações deverão ser protocoladas no Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos. É preciso seguir todas as recomendações do edital de abertura.

Recentemente, a Defensoria do DF comunicou as primeira mudanças no seu cronograma. Isso porque o prazo para inscrições foi alterado e, com isso, houve mudança na data de realização da prova objetiva.

Antes prevista para 23 de junho, agora o exame será aplicado em 7 de junho, no turno da tarde, com caráter eliminatório e classificatório. Já os exames discursivos serão aplicados nas datas prováveis de 14 e 15 de  setembro.

DP-DF altera data de realização da prova objetiva (Foto: Ascom)
DP-DF altera data de realização da prova objetiva (Foto: Ascom)

No concurso DP-DF, os candidatos precisarão responder a 200 questões, que serão distribuídas por meio das seguintes disciplinas:

- Direito Administrativo;
- Direito Constitucional;
- Direito Civil;
- Direito Processual Civil;
- Direito Penal e Criminologia;
- Direito Processual Penal;
- Direito da Criança e do Adolescente;
- Direito do Consumidor;
- Direitos Difusos e Coletivos;
- Direito Empresarial;
- Direitos Humanos;
- História, Organização, Princípios e Normas Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal;
- Filosofia Jurídica
- Sociologia Jurídica
- Conhecimentos sobre o Distrito Federal

+ Como manter a concentração nos estudos para concursos?

Prova discursiva será dividida em duas partes

Enquanto isso, a prova discursiva do concurso para a Defensoria Pública do Distrito Federal será composta por duas etapas, com a primeira prova contendo disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Processual Penal.

Na segunda prova serão cobraos itens de Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direitos Humanos, Direito Penal e Direito Processual Penal. Os candidatos realizarão uma peça processual e quatro questões, cobradas de acordo com as disciplinas.

⇒ E-book: 10 dicas para passar em concursos públicos

Haverá, ainda, uma prova oral, cuja data ainda não foi definida. O exame será dividido em três grupos distintos, com cada um valendo 20,00 pontos, sendo eles:

Grupo I: Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direitos Difusos e Coletivos;
Grupo II: Direito Civil, Direito Processual Civil e Direito do Consumidor; e
Grupo III: Direito Penal, Direito Processual Penal e Direitos Humanos

A última etapa será composta pela avaliação de título, tendo apenas caráter classificatório. Os aprovados em todas as etapas do concurso serão convocados durante o prazo de validade da seleção, de dois anos prorrogáveis. Neste período, o cadastro de reserva também poderá ser usado. 

O edital do concurso DP-DF foi publicado em março desse ano. Estão em disputa 12 vagas para o cargo de defensor, que proporciona remuneração inicial de R$24.668,75, podendo aumentar com os demais benefícios.

Para concorrer, será preciso ter nível superior em Direito na modalidade bacharel, além de ter o registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pelo menos dois anos de prática forense. [VIDEO id="7134"]

Sumário