- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso DP-DF é autorizado e tem número de vagas revelado
Concurso DP-DF é autorizado e tem número de vagas revelado
A Defensoria Pública do Distrito Federal autorizou novo concurso com sete vagas para defensor público.
O novo concurso DP-DF foi autorizado nesta quarta-feira, 1º de agosto, pela defensora pública-geral do Distrito Federal, Maria José Silva Souza de Nápolis. O extrato da autorização, que foi publicado no Diário Oficial, também traz a oferta de vagas da seleção. Ao todo, serão contempladas sete vagas mais formação de cadastro de reserva para defensor público, 2ª Categoria.
Para se candidatar ao cargo da Defensoria Pública do Distrito Federal será necessário ter nível superior em Direito, registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, dois anos de prática forense. Tais requisitos devem ser comprovados na posse. O vencimento inicial da carreira é de R$22.589,59.

O número de vagas autorizado é maior do que está estabelecido pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Distrito Federal. O documento, que traz as medidas para o próximo ano, informava que o concurso para defensor público teria oferta de cinco vagas. Dados de maio do Portal da Transparência, no entanto, já indicam que a DP-DF tem sete cargos vagos de defensor.
A Defensoria tem o costume de convocar um número maior de aprovados, para além das vagas imediatas. O último edital para defensor público do DF, publicado em 2013, trouxe oferta de três vagas imediatas e 60 em cadastro de reserva.
Quer acesso ilimitado a cursos de preparação para concursos?
Preparativos do concurso DP-DF estavam adiantados
Os preparativos do novo concurso para defensor do DF já estavam em andamento, antes da autorização oficial do órgão. A comissão organizadora, por exemplo, está formada desde o início de julho. Os servidores membros desse grupo são responsáveis por acompanhar e fiscalizar os trâmites internos da seleção.

(Foto: Ascom DP-DF)
O próximo passo será a escolha da banca organizadora. Para isso, a comissão deverá enviar o projeto básico do concurso para empresas interessadas. Somente após essa definição, detalhes como edital, cronograma, etapas de seleção e conteúdo programático poderão ser fechados.
⇒ Saiba como funcionam os concursos públicos em 13 passos
A banca organizadora do último concurso DP-DF para defensor foi o Cebraspe (antigo Cespe/UnB). Na seleção realizada em 2013, os candidatos foram submetidos a provas objetiva, discursiva, oral, além de uma avaliação de títulos. As disciplinas cobradas foram:
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Penal
- Direito Processual Penal
- Direito Civil
- Direito Empresarial
- Direito Processual Civil
- Direito do Consumidor
- Direitos Difusos e Coletivos
- Direito da Criança e do Adolescente
- Direitos Humanos
- Direito Tributário
- Direito Previdenciário
- Organização e Princípios Institucionais da Defensoria Pública e da Defensoria Pública do Distrito Federal
Intensifique seus estudos para o concurso DP-DF defensor
Com a autorização oficial para a abertura do concurso DP-DF, os interessados nas sete vagas para defensor devem intensificar a preparação. No vídeo abaixo, saiba mais sobre as técnicas de memorização e concentração para concursos: [VIDEO id="7720"]
Notícias mais lidas




