- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso DPE-MA tem concorrência de mais de 400 candidatos por vaga
Concurso DPE-MA tem concorrência de mais de 400 candidatos por vaga
Conforme relação divulgada pela Fundação Carlos Chagas, mais de 3 mil pessoas tiveram inscrição confirmada.
O concurso para defensores da DPE-MA – Defensoria Pública do Maranhão –, cujas provas serão aplicadas em dezembro, tem 3.256 inscrições confirmadas. A relação de cadastros aprovados para a seleção foi divulgada pela Fundação Carlos Chagas (FCC), na quarta-feira, 21.
Tendo em vista que o concurso oferta oito vagas imediatas a concorrência estimada será de 407 candidatos por vaga. Como não desanimar diante do número de inscritos? Veja as orientações da coach de concursos Deborah Cal!
Para consultar a situação da inscrição, o candidato deve acessar o login pessoal no site da banca. Os recursos contra o deferimento será aceitos apenas até a próxima sexta-feira, 23. O requerimento dev ser feito por meio do endereço eletrônico da banca.
♦ Confira a lista de candidatos ♦
O cargo de defensor da DPE-MA tem ganho inicial de R$26.125,15. Para ingressar é preciso possuir formação de nível superior em Direito, a inscrição na OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – e, no mínimo, três anos de exercício da atividade jurídica na data da posse.
Durante a validade da seleção, que será de dois anos prorrogáveis por mais dois, mais aprovados poderão ser convocados além da oferta imediata do edital. Os selecionados vão trabalhar nas comarcas do interior do estado.

(Foto: Reprodução)
Provas objetivas serão em dezembro
O concurso para defensor da DPE-MA será composto por quatro epatas de avaliação: prova objetiva, prova discursiva, prova oral e análise de títulos. No caso do exame de múltipla escolha serão cobradas questões das seguintes disciplinas:
- Direito Constitucional
- Direito Civil Agrário e Empresarial
- Direito Penal
- Direito Processual Civil
- Direito Processual Penal
- Direito de Execução Penal
- Direito Administrativo
- Formação Humanística
- Direito do Consumidor
- Direitos Humanos
- Legislação e Princípios Institucionais da Defensoria Pública
- Direito da Criança e do Adolescente
- Direitos Difusos e Coletivos
A prova, que caráter eliminatório e classificatório, está prevista o dia 15 de dezembro com aplicação no turno da tarde. Os candidatos terão, no máximo, cinco horas para responder a 100 questões distribuídas pelas disciplinas listadas acima.
Já a discursiva será no dia 16 do mesmo mês. A entrega de documentos para avaliação de títulos deverá ser feita, conforme classificação, entre os dias 29 de março e 7 de abril de 2019. O exame oral ainda terá data divulgada.
[VIDEO id="8288"]
Notícias mais lidas




