Concurso DPE-RJ divulga gabarito da prova de defensor

Saiu o gabarito da prova preliminar do concurso para a Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPE-RJ). Candidatos passarão por outras etapas.

Autor:
Publicado em:13/08/2018 às 07:45
Atualizado em:13/08/2018 às 07:45

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro (DPE-RJ) divulgou o gabarito da prova preliminar para ingresso na carreira de defensor. As provas tiveram duração de cinco horas e foram aplicadas no último dia 5, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Confira o gabarito da prova abaixo. 

Os candidatos puderam consultar textos legislativos durante a avaliação. Estarão aprovados nessa etapa os participantes que alcançarem nota maior ou igual a 50 pontos. No entanto, os candidatos devem ficar atentos à classificação, que será utilizada como critério de aprovação. 

Para avançar para às próximas fases é preciso garantir colocação até a 338° posição, no caso dos que concorrem por ampla concorrência, 26° para deficientes, 104° para negros e indígenas e 52° para candidatos com hipossuficiência.

Os aprovados passarão ainda por mais quatro etapas: prova escrita específica das bancas I, II e III, além das provas orais. Os candidatos terão direito a uma vista de prova pessoal após a divulgação de cada prova escrita. 

Fiz a prova do concurso. E agora? Confira as dicas pós-prova
Prova oral para concurso: 5 pilares essenciais para falar bem

[VIDEO id="7361"]

Concurso DPE-RJ recebeu 4.398 inscritos

O edital do concurso DPE-RJ para a carreira de defensor foi divulgado em abril deste ano. De acordo com informações divulgadas pela Assessoria de Imprensa do órgão, o concurso recebeu 4.938 candidatos inscritos para disputarem uma vaga.

Concurso DPE-RJ registrou mais de 4 mil candidatos inscritos.

Apesar de ofertar uma vaga, há oportunidades de preenchimento de 20 cargos vagos durante a validade da seleção. Deste total, 5% das vagas estão reservadas para pessoas com deficiência, 20% para negros e índios, e 10% para pessoas hipossuficientes. O concurso da Defensoria Pública do Rio de Janeiro terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período. 

Uma comissão própria da DPE-RJ está sendo responsável pela organização do concurso. O defensor público geral do Estado e outros membros do Conselho Superior da Defensoria Pública farão parte do conselho. Os ganhos iniciais da carreira são de R$19.820. Os selecionados serão contratados sob o regime estaturário, que garante estabilidade aos servidores. 

Sumário