Concurso e empreendedorismo: dá para investir nos dois? Entenda!

O gestor em negócios, Márcio Cerbella, dá dicas para quem quer investir em empreendedorismo e concursos ao mesmo. Confira!

Autor:
Publicado em:30/01/2019 às 08:38
Atualizado em:30/01/2019 às 08:38

Todo concurseiro sabe que para ser aprovado em um concurso público é preciso muito esforço. Alguns até abrem mão do emprego para ter mais tempo na dedicação aos estudos.

Mas e se durante a preparação você, concurseiro, separar um tempinho para ser empreendedor também? Quer aprender como investir em concurso e empreendedorismo ao mesmo tempo? Então leia as dicas a seguir e aprenda a se tornar um concurseiro empreendedor.

"Qualquer um pode empreender com sucesso desde que siga os caminhos necessários para isso". É desta forma que Márcio Cerbella, gestor de negócios e consultor empresarial credenciado pelo Sebrae, define o empreendedorismo.

Para Cerbella, o primeiro ponto que um futuro empreendedor deve saber, quando quer investir em um negócio, é que empreender significa ajudar alguém, ou seja, encontrar uma solução para o problema de outra pessoa.

"Se você está ali se preparando para o concurso e começa a encontrar soluções para se sair melhor, por que não vender isso?  A partir do momento em que eu sei que existem pessoas dispostas a pagar pelas minhas soluções, seja na área de concursos ou em outra, é possível mudar um pouquinho o foco e, em vez de estudar só para o concurso, estudar, também, para gerenciar um negócio e ganhar dinheiro com ele."

Mas o consultor ressaltou que empreender exige investimento de tempo e recursos. "As pessoas querem mágica, mas pelo menos durante o primeiro momento de um negócio é preciso trabalhar muito para transformá-lo em realidade", enfatizou.

enlightenedMas afinal, como começar a empreender? 

O primeiro passo para quem quer investir em um empreendimento é identificar seu público-alvo e criar um modelo de negócios. Este documento nada mais é do que a descrição de como seu empreendimento vai funcionar.

Ou seja, uma maneira prática de visualizar como o negócio será organizado. O empreendedor deve considerar os seguintes questionamentos ao estruturar um modelo de negócios:

  • Como vai atender o cliente? 
  • Quem é o público alvo?
  • Quantas formas diferentes você pode pensar para que o dinheiro renda?
  • Como distribuirá seus produtos?
  • Quais recursos que você vai precisar? 
  • Quais são habilidades chave para o negócio funcionar?

Mácio Cerbella chamou a atenção para o fato de que empreender exige muito comprometimento e fez um alerta: "Se empreender não é sua primeira opção, se dedique ao concurso. Senão você vai perder nos dois, não vai investir em aprender o que precisa para seu negócio ter sucesso e não vai dedicar o tempo necessário para se preparar para a prova do concurso."

Uma boa possibilidade para quem está estudando é transformar a própria experiência em um negócio. O método de estudos utilizados na preparação para um concurso, por exemplo, pode se transformar em um curso online.

"Existem plataformas em que você pode criar uma rede, onde consegue hospedar todo o seu curso quase sem nenhum custo e a própria plataforma oferece uma estrutura de vendas pronta. se seu curso for legal você pode ganhar dinheiro só com o esforço inicial de montar ele e depois com uma rede de afiliados", indicou.

Confira na íntegra a entrevista com o gestor de negócios e consultor empresarial, Márcio Cerbella [VIDEO id="8597"]

Conheça a concursada empreendedora

Tatiana Borges (Arquivo Pessoal)

Tatiana Borges já era concursada quando percebeu que precisava aumentar seus rendimentos. Foi então que a técnica de enfermagem da UFRJ decidiu empreender no setor de vendas de multinível, popularmente conhecido como revenda. A servidora trabalha com as marcas Contém 1g e Hinode.

"Eu não preciso de empregados, faço meus próprios horários, trabalho de casa, não tenho gastos com estrutura física, nem preciso de grandes estoques", disse Tatiana sobre as vantagens de investir nesse setor.

Tatiana contou que a primeira dificuldade em conseguir empreender foi a organização. "Meu maior desafio foi ter um planejamento, anual, mensal e semanal. Sempre fui muito desorganizada."

Mas, com o tempo, a servidora foi entendendo mais sobre seu negócio e começou a estruturar melhor suas tarefas. Para aqueles que querem se aventurar no mundo do empreendedorismo, Tatiana deixou a seguinte mensagem: 

"Escolha algo que te de prazer e use o poder da internet. Blinde-se das críticas, das piadas e dos desafios que terá. No começo muitos irão te chamar de maluco, mas no final eles terão orgulho de você."

Sumário