Concurso Epcar: 1º colocado conta sua preparação para a prova

O concurso da Aeronáutica Epcar seleciona para 180 vagas. Veja depoimento do jovem que alcançou o 1º lugar na seleção.

Autor:
Publicado em:02/10/2018 às 08:05
Atualizado em:02/10/2018 às 08:05
Concurso Epcar: Samuel Godinho (Foto: Arquivo Pessoal)
Samuel consquistou o 1º lugar masculino
no Concurso Epcar (Foto: Arquivo Pessoal)

O concurso Epcar é uma das portas de entrada para quem sonha com uma carreira na Aeronáutica. É na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, em Barbacena-MG, que os jovens recebem formação equivalente ao nível médio e são preparados para o ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), dependendo de seu desempenho.

O concurso Epcar é feito anualmente e neste ano aplicou provas em julho. FOLHA DIRIGIDA conversou com 1º colocado do sexo masculino e 2º no geral, Samuel Godinho, que conta sobre sua preparação. Ele revela que sua motivação para o concurso veio de família.

“Minha família sempre me motivou muito a ir para área do militarismo, tenho familiares que são militares e sempre me inspiraram a seguir esse caminho”, diz.

Aos 16 anos, Godinho é atualmente aluno da segunda série do ensino médio da turma - IME/ITA Jr. e mora no alojamento do Elite Rede de Ensino, o Centro de Desenvolvimento de Alunos de Alta Performance, em Madureira.

Segundo ele, desde o início do ano vem se preparando não só para EPCAr como para diversos concursos.

“Além das aulas no Elite, eu sempre costumava chegar ao CDAAP do Elite e estudar dia e noite, utilizando as apostilas disponibilizadas pelo curso, mas mesmo assim sempre separando um tempo necessário para descanso e sono.”, explica.

Sobre o tempo de dedicação para cada matéria, o jovem afirma que buscava dividir igualmente.“Eu sempre tentava ao máximo distribuir igualmente as horas de estudo por matéria, entretanto eu me dediquei um pouco mais a matemática por questão de gosto. Normalmente eram seis horas de estudo por dia, fora a escola”, diz.

As dificuldades do concurso Epcar

Para Samuel, por ser uma prova muito disputada e de alto nível, o nervosismo é um dos principais desafios do concurso. “Creio que lidar com esse nervosismo pode ser, às vezes, um desafio muito maior que o nível de dificuldade da prova”, afirma.

Em relação ao conteúdo da avaliação, ele conta que a disciplina que achou mais difícil foi Português. "Na minha opinião a prova esse ano veio um pouco mais difícil em Português por ter sido algo um pouco inesperado, entretanto em Inglês e matemática manteve o mesmo nível dos outros anos, o tema da redação foi interessante", diz. 

Para o teste físico, etapa que também faz parte do concurso Epcar, Godinho conta que está se preparando. "Costumo correr na rua e sempre reservo um tempo do meu dia para me exercitar, fazendo flexões, abdominais e mais um pouco", diz. 

Como recado aos que sonham com uma vaga na Escola Preparatória de Cadetes do Ar, ele diz: 

 "Jamais desistir! houve diversos momentos em que apesar de todo apoio de amigos, familiares e até mesmo de professores, eu pensei em desistir, é uma rotina muito desgastante, mas que felizmente tem sua recompensa, e todo esforço é recompensado. Somos nós que escolhemos continuar ou desistir, portanto somos os únicos que podem decidir se iremos ou não alcançar nossos objetivos!", afima. 

Depois da conclusão com aproveitamento, o aluno  poderá concorrer ao número de vagas previsto à matrícula no primeiro ano do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA).

Jovem irá representar o Brasil em Olimpíada

Samuel godinho é um dos componentes da Return (equipe que reúne sete estudantes medalhistas em diversas olimpíadas brasileiras de conhecimento, e juntos somam mais de 70 medalhas). Após os excelentes resultados obtidos na Olimpíada Brasileira do Saber 2018, a Return foi selecionada para integrar a delegação que representará o Brasil na QUANTA 2018 – uma olimpíada internacional voltada ao incentivo do estudo e busca de destaques em diversas áreas pelo mundo como Ciências, Matemática, Raciocínio Lógico, Debate, Robótica e Competição entre barcos.

O evento acontecerá na Índia de 23 a 27 de novembro, em Lucknow. O maior desafio dos alunos no momento é ter verba para disputar a competição internacional. Por isso, os membros da Return estão fazendo uma vakinha e buscando patrocínios. Incluindo todas as despesas da equipe, eles precisam de R$70 mil.

As colaborações são recebidas no seguinte link : vakinha.com.br/vaquinha/brasil-olimpico e os contatos através das redes: FacebookInstagramTwitter e pelo e-mail [email protected].

Concurso para carreira militar: escolha o seu! [VIDEO id="7000"]

Sumário