Concurso Epcar: candidato pode entrar com recurso para ser cotista

Os candidatos do concurso Epcar poderão entrar com recursos solicitando concorrer às vagas como cotista racial até 1º de agosto.

Autor:
Publicado em:26/07/2018 às 13:10
Atualizado em:26/07/2018 às 13:10

Os candidatos do concurso Epcar que se considerarem negros ou pardos poderão solicitar reserva de vagas. A novidade foi publicada em portaria do Comando da Aeronáutica, na última terça-feira, 24. No documento é especificado que do total de 180 vagas, 36 deverão ser para cota, das quais:

• 32 vagas do total de 160 para sexo masculino

• 4 vagas do total de 20 para sexo feminino

Os candidatos que desejarem correr às vagas reservadas para cotistas devem entrar com recurso, pelo site da Epcar, na área do candidato, até o dia 1º de agosto. 

Concurso Epcar (Foto: Epcar)
Concurso Epcar abre reserva de vagas para negros
(Foto: Epcar)


Conforme a portaria, os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos que optarem por concorrer às vagas reservadas e forem convocados para habilitação à matrícula serão submetidos ao procedimento de heteroidentificação complementar, realizada por uma comissão específica. O processo consiste na verificação da veracidade da autodeclaração.

A medida vem logo depois do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o MPF e as três forças militares, que determinou a reserva de vagas para cotas raciais, assim como nos demais concursos públicos ( Lei 12.990/2014).

Em nota, o MPF informa:

A norma prevê expressamente a cota para negros e pardos no provimento de vagas na Administração Pública Federal. O MPF entende que as Forças Armadas fazem parte da estrutura da União e que o ingresso nessas instituições deve ser contemplado pelo que a lei determina. Em recente Ação Declaratória de Constitucionalidade – ADC 41 – o STF reforçou esse entendimento.

Candidatos que terão a prova de redação corrigida

Nesta quinta-feira, 26, a Epcar divulgou a listagem dos candidatos que terão a prova de redação corrigida. O concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar teve edital divulgado em março e recebeu inscrições até 8 de maio. As provas objetivas foram aplicadas no domingo, 8 de julho, e compostas de questões de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa mais uma Redação.

Veja a listagem da correção de redações

Veja a listagem

A próxima etapa do concurso Epcar será a inspeção de saúde, onde o candidato deve passar por exames clínicos, de imagem e laboratoriais, inclusive toxicológicos. Há ainda o exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico e validação documental. O teste físico será composto por exercícios como abdominais, teste de salto horizontal e teste de corrida de 12 minutos. 

Os aprovados em todas as etapas do concurso Epcar deverão se apresentar na Escola Preparatória, em Barbacena (MG), no dia 19 de janeiro de 2019, para habilitação à matrícula no curso que tem duração de três anos.

Durante a realização do curso, o aluno estará sujeito ao regime escolar da EPCAR e salário inicial de R$1.044, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência médico-hospitalar e dentária, exclusivamente para si.

Sumário