- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso EPE: confira média de Português da última seleção
Concurso EPE: confira média de Português da última seleção
O concurso EPE de 2014 teve notas altas em Português. Veja a média dos candidatos. Empresa segue na escolha da banca para próxima seleção.
Os candidatos ao concurso EPE não devem descuidar dos estudos. Apesar do conteúdo programático ainda não ter sido antecipado, a disciplina Língua Portuguesa certamente será cobrada, assim como na seleção anterior. Presente na maioria dos concursos públicos, em muitos casos, ela é decisiva para a aprovação.
No último concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), por exemplo, realizado em 2014, essa matéria foi uma das que teve o maior número de questões, bem com uma das que valeu mais pontos no total: 30. A Nota média dos que chegaram ao cadastro foi de 77% da pontuação máxima na disciplina
O desempenho dos candidatos nessa matéria deu uma amostra do quanto é importante chegar bem preparado para a disputa das vagas. No concurso passado, a média geral de notas de Língua Portuguesa foi de 23,2 pontos, tanto na carreira de técnico (nível médio) quanto na de analista (superior), entre os que ficaram no cadastro de reserva.

(Foto: Reprodução)
Pela lista do resultado final do concurso para a EPE de 2014, é possível dividir as notas dos candidatos que figuraram no cadastro de reserva por faixas: 25 candidatos tiraram entre 12 e 19 pontos; 197 entre 20 e 22; 66 entre 23 e 26; e 54 entre 27 e 30 pontos.
Para o cargo de assistente, que exige só ensino médio e foi o mais concorrido, a nota média em Português foi ainda maior: 29,2 pontos (Rio de Janeiro e Distrito Federal). Para se ter uma ideia do alto nível dos concorrentes, a menor nota nesse cargo foi 26 pontos. Dos 61 que fizeram parte do cadastro para essa função, 54 deles tiraram 30, ou seja, gabaritaram a prova, nas vagas para ampla concorrência.
EPE segue na escolha da banca organizadora
O processo para definir a banca que será responsável pelo concurso EPE continua. A última informação passada pela Assessoria da EPE à FOLHA DIRIGIDA, em 30 de julho, foi que ainda não havia novidades sobre a organizadora. A Fundação Cesgranrio chegou a ser anunciada como banca responsável, com aviso de dispensa de licitação publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 2 de março.
No entanto, em 6 de março, a dispensa foi anulada. Segundo a EPE, o contrato foi revogado "por motivos de conveniência e oportunidade", decidindo reformular as condições de realização de seu 8º concurso público.
Assim que escolhida a banca, deverá começar a elaboração do edital. As carreiras de assistente e analista serão novamente abrangidas no novo concurso, que visará à formação de cadastro de reserva. Estas funções são para os níveis médio e superior, respectivamente.
Antes de começar a estudar,
não deixe de ler este e-book!
Para quem tem o ensino médio, o destaque costuma ser a função de assistente de apoio administrativo, com remuneração de R$3.905,89. Já os candidatos com nível superior devem contar com chances nas áreas Jurídica, de Contabilidade, Finanças e Orçamento, Recursos Humanos, Tecnologia da Informação, Administração Geral, Economia de Energia e Recursos Energéticos. O regime de admissão da EPE é o celetista.
As provas do concurso EPE 2014
O último concurso da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) aconteceu em 2014 e foi organizado pela Fundação Cesngranrio. A prova objetiva foi composta de diferentes disciplinas conforme o cargo. Para assistente, houve questões de Língua Portuguesa (dez), Língua Inglesa (dez), Noções de Informática (dez) e Matemática (dez).
No caso de analista, as questões eram de Português (dez questões), Inglês (dez) e Conhecimentos Específicos (40), com exceção do analista de gestão corporativa, que teve dez itens de Noções de Administração Pública, em vez de Inglês. A seleção ficou válida por oito meses, e depois foi prorrogada por igual período.
Confira dicas de Língua Portuguesa!
Depois de saber que a concorrência na disciplina Língua Portuguesa promete ser acirrada, é hora de intensificar os estudos na área. Veja dicas com o professor Edson Botelho. [VIDEO id="7715"]
Notícias mais lidas




