Concurso Seplag SE: governo cria mais 22 cargos de gestor público

O Governo de Sergipe sancionou a lei que cria mais 22 cargos de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Veja mais!

Autor:
Publicado em:17/06/2021 às 09:19
Atualizado em:17/06/2021 às 09:19

Novidades no concurso Seplag SE para gestor público. O governador Belivaldo Chagas sancionou a criação de 22 cargos para a carreira de especialista em políticas públicas e gestão governamental (EPPGG).

A criação desses novos cargos é resultado de um projeto de lei que foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

reprodução

Como diz o artigo 3º, o provimento desses cargos podem ser feitos através de concurso público, dito:

"Parágrafo único. A carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é integrada por 82 (oitenta e dois) cargos de provimento efetivo, a serem preenchidos mediante concurso público, para a Classe Inicial, observados os preceitos legais.” (NR)"

Vale destacar que a Seplag ainda não anunciou se essas novas vagas serão preenchidas por excedentes do último edital ou se será organizada uma nova seleção. 

A portaria constando o aval do governador para a criação das vagas foi publicada no Diário Oficial do Estado de Sergipe.

(Foto: Divulgação)
Concurso de gestor público da Seplag SE poderá ter mais vagas
(Foto: Divulgação)

Último concurso EPPGG SE ocorreu em 2018

O último concurso da Seplag de Sergipe para a carreira de políticas públicas e gestão governamental foi realizado em 2018. O edital foi divulgado pela banca IBFC.

A oferta foi de 19 vagas para o cargo de especialista, que recebeu inscrições de 9 de abril até o dia 8 de maio, com taxa de R$120.

Para concorrer ao cargo, era necessário curso de nível superior em qualquer área. A remuneração para este cargo girava em torno de R$7.714,29 para uma carga horária de 30 horas semanais.

O concurso foi homologado em 26 de fevereiro de 2019, ficando válido por dois anos. Entretanto, em 2020, o resultado final foi retificado. Ainda não se sabe se a validade foi prorrogada, ainda mais em função da pandemia.

Como foram avaliados os candidatos do concurso?

O concurso da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão de Sergipe foi dividido em duas fases, sendo:

  • Primeira fase: prova objetiva, de caráter eliminatória e classificatória; prova discursiva e análise de títulos, de caráter classificatório. 
  • Segunda fase: curso de formação para ingresso na carreira de especialista, de caráter eliminatório e classificatório. 

A prova objetiva foi aplicada em junho de 2018, com 70 questões divididas entre disciplinas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. As disciplinas foram:

  • Língua Portuguesa    
  • Direito Público
  • Língua Inglesa
  • Ciência Política
  • Noções de Raciocínio Lógico e Estatística
  • Administração Pública
  • Realidades brasileira e local    Economia
  • Contabilidade Pública

Houve, ainda, uma prova discursiva composta por duas partes: estudo de caso e questões discursivas. No estudo de caso, o candidato responderia a disciplina de Administração Pública e as questões discursivas de Direito Público e/ou Ciência Política, Economia e/ou Contabilidade Pública. 

Sumário