- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso EsPCEx: Pedro venceu 40 mil e garantiu o 1º lugar
Concurso EsPCEx: Pedro venceu 40 mil e garantiu o 1º lugar
Jovem de 19 anos conta como passou em 1º lugar no concurso EsPCEx 2018, vencendo mais de 40 mil candidatos a nível nacional.
Abrir mão de entrar na faculdade para se dedicar a outro sonho, já pensou nisso? Essa foi a escolha de Pedro Luis, de 19 anos, primeiro colocado no concurso EsPCEx 2018.
O jovem venceu a concorrência de mais de 40 mil candidatos, na primeira etapa da seleção, e está bem próximo de concluir seu objetivo: ingressar na Escola Preparatório de Cadetes do Exército.
Para chegar até aqui, no entanto, foi preciso muita dedicação. Segundo Pedro, sua rotina de estudos começou no Elite Rede de Ensino, onde conseguiu uma bolsa.
“Entrei através do ‘Bolsão’ e em fevereiro comecei a estudar. No início minha mãe ficou um pouco nervosa, pois abri mão da faculdade que tinha passado, mas depois ela viu que era isso que eu queria e me apoiou. Minha família toda me apoiou e meus amigos!”, diz.
Como ele explica, os estudos ocupavam todo o seu dia a dia. “Estudava praticamente o dia todo. Larguei a academia, larguei tudo. Acordava por volta das 7h30, tomava café da manhã, começava a estudar até umas 11h30, me arrumava, ia para o curso. Chegava umas 20h em casa, jantava e voltava a estudar até umas 00h. Era isso todo dia”, conta.
► Concursos Aeronáutica 2019: saiba como ingressar na instituição
[VIDEO id="8626"]
Os estudos e como encarar a concorrência
Como na preparação para qualquer concurso, Pedro teve que abdicar de muitas coisas para melhorar seu desempenho. “Final de semana eu não saia mais, sábado ia para o simulado. Abri mão de ir para a academia que eu gosto muito. A minha vida virou curso, casa, curso, casa e estudar no meu quarto", afirma.
O estudante explica que desde 2014, quando o Exército começou a divulgar mais o concurso da EspCEx, o número de candidatos subiu de forma absurda e, por isso, já tinha uma noção de que seriam mais de 40 mil candidatos, mas que isso nunca o abalou muito.
“Se eu pensasse assim eu desistiria. Então eu nem liguei para isso, sabia que conseguiria passar. Me surpreendeu o primeiro lugar no concurso, mas foi mérito meu, estudei muito”, afirma.
Ele conta que quando fez a prova percebeu que tinha ido bem, pois sabia os assuntos das questões, mas receber a notícia de que passou em primeiro lugar foi memorável.
“Quando cheguei em casa, calculei minha média nestes sites que dão uma estimativa e vi que tinha sido muito alta. Pensei: estou entre os dez primeiros candidatos. Mas quando chegou a notícia de que eu fui realmente o primeiro fiquei muito surpreso, minha família também ficou muito surpresa, minha mãe ficou mega feliz! Contei para todo mundo, foi uma notícia muito boa” conta animadamente o jovem.
Apesar de já estar bem encaminhado, Pedro ainda precisa passar pela etapa de teste físico, que exige também uma boa preparação dos candidatos. “Voltei para a academia, estou treinando todo dia, correndo dia sim, dia não”, diz. O TAF da ExPCEx consiste em corrida, flexão e abdominal.

(Foto: Divulgação)
► Como ingressar na Marinha do Brasil? Veja a lista de concursos!
Como dica para quem está se preparando, ele afirma que é imprescindível manter uma rotina de estudos, fazer uma cronograma das matérias e manter o foco até o dia do concurso!
As expectativas para o curso de formação
Assim como todos os concursos para a carreira militar, o concurso EsPCEx também tem a etapa do curso de formação. Sobre esta fase, Pedro diz estar ciente dos desafios, mas tem boas expectativas.
"Eu sei que não vai ser de primeira, não é fácil essa vida militar. Sei que vou sentir muita diferença, ainda mais na parte de abdicação do sono, mas é uma questão de se adequar, se esforçar para você conseguir aquilo que quer", afirma.
Para ele, a parte mais difícil já passou, que era conseguir ser aprovado no concurso e complementa dizendo que dará o seu melhor também no curso. "Lá dentro vou me dedicar muito aos estudos e a parte da vida militar. E acho que vou conseguir ser um bom aluno!", diz.
► Concursos Militares 2019: confira as seleções previstas
O concurso da EsPCEx é destinado a candidatos de ambos os sexos e, para concorrer, é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 3º ano. Também são exigências ter entre 17 e 22 anos (completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso), além de altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m feminino.
O edital de 2019 deverá sair em maio. Conheça as formas de ingresso no Exército!
Notícias mais lidas




