- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Guarda de Fortaleza CE escolhe banca. Mil vagas!
Concurso Guarda de Fortaleza CE escolhe banca. Mil vagas!
O concurso da Guarda de Fortaleza CE escolheu o Idecan como banca organizadora e edital já pode ser publicado. Saiba mais!
O concurso da Guarda de Fortaleza CE teve sua banca organizadora definida. A escolhida foi o Idecan. Agora, o edital fica iminente de ser publicado.
O nome da banca foi divulgado na tarde desta terça-feira, 28, pela Secretaria Municipal da Segurança Cidadã, em seu perfil do Instagram.
O processo de contratação da banca também deve ser publicado no Diário Oficial.
Em resposta à Folha Dirigida, fonte afirma que o contrato entre a guarda e a banca deverá ser assinado na quarta-feira, 1° de março.
No concurso da Guarda Municipal são esperadas mil vagas, com requisito de nível médio.
Leia também: Concursos Guardas Municipais: 9 editais estão confirmados para 2023

Projeto de Lei vai criar cargos
Um Projeto de Lei que cria cargos de guarda municipal chegou está na Câmara de Fortaleza. No início de fevereiro, o PL nº 0055/2022 estava em tramitação e, em breve, será levado à votação.
Este projeto deve favorecer o lançamento do novo edital, já que indica a criação 485 cargos de guarda municipal, que devem ser somados ao efetivo para possibilitar a oferta de 1.000 vagas no edital do próximo concurso público, já anunciado. O PL ainda cita a criação de 109 vagas de subinspetores.
Último concurso foi em 2013
A Guarda Municipal de Fortaleza não realiza concurso desde 2013, quando também foram oferecidas 1.000 vagas. A banca organizadora foi a Universidade Estadual do Ceará (Uece).
A jornada de trabalho era de 180 horas mensais, com salários variáveis de R$1.652 a R$1.923.
Os candidatos foram avaliados por três etapas de seleção, sendo a primeira composta por prova objetiva. A avaliação versou por conteúdos de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos, somando 50 questões, sendo elas:
- Língua Portuguesa - 15 questões;
- Conhecimentos sobre Fortaleza - cinco questões;
- Atualidades - cinco questões;
- Noções de Direito Administrativo, Constitucional e Penal - 12 questões;
- Legislação Municipal - sete questões; e
- Legislação Específica - seis questões.
Na segunda etapa, foram realizadas as fases de exame médico e o exame toxicológico. Já na terceira, o candidato é convocado para oa avaliação psicológica, investigação social, avaliação de capacidade física e o curso de formação.
Notícias mais lidas




