- Início
- Notícias de Concursos
- Concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJ: secretário garante retomada
Concurso Guarda de Nova Iguaçu-RJ: secretário garante retomada
Secretário de Segurança garante retomada do concurso para Guarda de Nova Iguaçu e novo cronograma pós pandemia.
O concurso da Guarda de Nova Iguaçu-RJ será retomado em breve. Quem garante é o secretário de Segurança Pública do município, Igor Porto. Em resposta à FOLHA DIRIGIDA, ele afirmou que logo após o fim das medidas restritivas de combate ao Coronavírus será retomada a seleção com a divulgação do novo cronograma.
“Infelizmente a pandemia nos obrigou a suspender temporariamente as atividades do concurso. Mas, a prova será realizada. Em breve iremos divulgar o novo cronograma. Porém, neste momento, nosso maior objetivo é preservar vidas e a segurança de todos”, destacou o secretário de Segurança.
Igor Porto recomendou aos candidatos aproveitarem a quarentena, na medida do possível, para se preparar para as provas.
“Já que ficar em casa é o nosso maior dever agora, os candidatos podem aproveitar esse tempo para estudar mais ainda os conteúdos que serão cobrados na prova. Tenho certeza que isso vai deixá-los mais preparados e seguros para participar da seletiva”, disse.
+ Concurso Guarda de Nova Iguaçu RJ: secretário fala sobre carreira

para concurso da GM Nova Iguaçu (Foto: Divulgação)
E, de fato, é fundamental que os inscritos mantenham uma rotina de estudos ao longo desse período, tendo em vista a grande concorrência. Com oferta de 200 vagas, o concurso para Guarda Municipal de Nova Iguaçu reúne 31.238 inscritos, sendo:
- 6.827 mulheres disputando 30 vagas (relação de 227,5 candidatos/vaga);
- 24.411 homens disputando 170 (143,59 candidatos/vaga). [tag_teads]
Concurso Guarda de Nova Iguaçu tem três etapas
Ao todo, o concurso da GM de Nova Iguaçu terá três etapas. A primeira delas, a prova objetiva, provavelmente será aplicada somente em meados do segundo semestre. Ela será composta por 40 questões, distribuídas pelas disciplinas de Língua Portuguesa (10), Matemática (cinco) e Conhecimentos Específicos (25).
Para ser aprovado será preciso acertar, no mínimo, 50% dos pontos da avaliação. A segunda etapa do concurso será um teste de aptidão física (TAF), para os mais bem classificados na prova objetiva.
+ Concurso Guarda de Nova Iguaçu RJ: dicas de Legislação de Trânsito
Serão convocados os habilitados com as melhores notas na avaliação de múltipla escolha, na quantidade de duas vezes e meia o número de vagas (212ª para o sexo masculino e 37ª para o feminino), incluindo os aprovados empatados com a mesma pontuação.
O TAF consistirá na realização de quatro avaliações, assim divididas: avaliação de flexão de braço (masculino)/apoio de frente (feminino) em um minuto; avaliação de abdominal em um minuto; avaliação de corrida de 12 minutos; e tiro de 50 metros.
+ Saiba como será o TAF do concurso da Guarda de Nova Iguaçu RJ
A última etapa será o curso de formação. Das 200 vagas oferecidas, 100 são imediatas, sendo 15 para mulheres e as outras 85 para homens. As outras 100 são para a formação de um cadastro de reserva, com a mesma distribuição entre os sexos masculino e feminino.
O cargo de guarda exige nível médio e tem salário inicial é de R$1.651,95. O prazo de validade da seleção é de dois anos, podendo dobrar. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário.
Guarda de Nova Iguaçu tem porte de armas?
Em entrevista exclusiva à FOLHA DIRIGIDA, em janeiro, Igor Porto falou sobre o porte de armas. A corporação tem uma emenda dos vereadores que autoriza o Executivo a armar a Guarda de Nova Iguaçu, criada em 2019.
Segundo o secretário de Segurança, com essa emenda há a previsão em lei para que os guardas possam usar armamento durante o exercício da função. No entanto, nem todos os aprovados terão este direito, que será dado após uma seleção específica.
"A nossa legislação já prevê o armamento. A obrigatoriedade a todos não se faz inerente. Haverá uma seleção posterior para conseguirmos capacitar aqueles que estarão aptos a portar arma.
Os aprovados na seleção farão parte de um grupo especializado da Guarda Municipal de Nova Iguaçu. Ainda de acordo com Igor Porto, o porte de armas tem o suporte da Polícia Federal.
São grupamentos táticos e específicos da Guarda que poderão portar. Temos todo um amparo e orientações da Polícia Federal. Nem todos serão selecionados para ter esse porte", disse o secretário.
Notícias mais lidas




